O BBB 26 estreia na segunda-feira, 12, na Globo, e promete mais uma temporada recheada de emoção e competições.

Ao longo das 25 edições do programa, mais de 400 participantes passaram pela casa mais vigiada do Brasil, tentando conquistar o prêmio milionário. Entre eles, várias personalidades conquistaram o coração do público, como Sabrina Sato, Grazi Massafera, Juliette Freire, e Gil do Vigor.
Porém, também houve momentos de polêmica e desclassificações que marcaram o programa. Ao longo dos anos, o BBB teve 9 expulsões, e diversos participantes se viram eliminados devido a comportamentos inaceitáveis. Relembre alguns dos desclassificados mais notáveis:
Daniel Echaniz (BBB 12)
A primeira expulsão aconteceu na 12ª edição. Daniel foi desclassificado após ser acusado de abuso sexual contra Monique Amin enquanto ela dormia. O episódio gerou muita repercussão e foi o primeiro grande escândalo do programa.
Ana Paula Renault (BBB 16)
Na 16ª edição, Ana Paula foi expulsa por dar dois tapas no rosto de Renan durante uma festa. O incidente gerou discussões sobre o comportamento no confinamento e a violência física dentro do programa.
Marcos Harter (BBB 17)
Em 2017, Marcos foi desclassificado após evidências de agressão física e psicológica contra Emilly Araújo, com quem ele tinha um relacionamento no confinamento. O comportamento abusivo resultou em sua eliminação.
Vanderson Brito e Hariany Almeida (BBB 19)
Na edição de 2019, Vanderson foi intimado a depor na polícia por acusações de assédio e agressão antes do programa começar. Hariany, por sua vez, foi desclassificada na véspera da final após empurrar Paula von Sperling, a campeã daquele ano.
Maria (BBB 22)
No BBB 22, Maria foi expulsa por agredir Natália Deodato durante a dinâmica do Jogo da Discórdia. A atriz e cantora acertou um balde na cabeça de sua rival, o que resultou em sua expulsão do programa.
MC Guimê e Cara de Sapato (BBB 23)
Em 2023, MC Guimê e Cara de Sapato foram expulsos por importunação sexual contra a modelo mexicana Dania Mendez. As imagens mostraram MC Guimê apalpando Dania e Cara de Sapato tentando beijá-la à força.
Wanessa Camargo (BBB 24)
A mais recente expulsão foi de Wanessa Camargo, na edição de 2024. Ela foi acusada de agredir Davi Brito enquanto ele dormia. A cantora deu um tapa no pé do baiano, o que resultou na sua desclassificação.
O BBB 26 promete ser mais uma edição cheia de surpresas, e talvez novas expulsões, mas, sem dúvida, os momentos polêmicos e as reviravoltas farão parte de mais uma história marcada pela interação intensa entre participantes e público.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]
