Mulheres Apaixonadas mexe com tabus sociais e reafirma marca de Manoel Carlos

Paulo Carvalho

15/08/2023

Mulheres Apaixonadas

Manoel Carlos tem em Mulheres Apaixonadas discussão de vários temas importantes para a sociedade do país (Imagem: Reprodução / Globo)

Na lista dos autores mais consagrados da história das telenovelas do país, Manoel Carlos sempre incentivou discussões sérias em suas novelas. Mulheres Apaixonadas, atualmente em reprise no Vale a Pena Ver De Novo, promoveu debates importantes, na casa do público até Brasília.

A trama da Globo rendeu comentários pelos maus-tratos de Dóris (Regiane Alves) contra os avós Leopoldo (Oswaldo Louzada) e Flora (Carmen Silva), as agressões de Marcos (Dan Stulbach) a Raquel (Helena Ranaldi), e a violência do Rio.

Escrita por Manoel Carlos no início dos anos 2000, Mulheres Apaixonadas fez o público pensar

A história da neta e dos avós rendeu uma pressão no Senado Federal para a aprovação do Estatuto do Idoso.

Regiane Alves, que deixou escapar detalhes sobre o fim da sua personagem, Clara de Vai na Fé, chegou a ser recebida no Congresso Nacional pelo ex-presidente José Sarney.

A agressão do marido contra a esposa provocou uma reação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no seu primeiro mandato, com o lançamento do Programa Nacional de Combate à Violência Contra a Mulher. A Lei Maria da Penha foi aprovada dois anos depois.

A morte de Fernanda (Vanessa Gerbelli) ao ser atingida por uma bala perdida durante um tiroteio nas ruas do Rio de Janeiro gerou uma manifestação real. Uma passeata intitulada Brasil Sem Armas foi promovida na praia de Copacabana.

Manoel Carlos chegou a citar em Mulheres Apaixonadas a Deam (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher). Na época, o jornal Estadão revelou um aumento de mais de 40% de denúncias por causa do sucesso da novela.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].