A história de Lena (Lolita Rodrigues) em Rainha da Sucata se intensifica quando o grande segredo, que ela tem mantido por tantos anos na casa dos Figueroa, vem à tona.

Lena de Rainha da Sucata (Imagem: Reprodução / Globo)
A funcionária, que sempre foi reservada, carrega um passado sombrio que se entrelaça diretamente com sua filha, Aláde (Patrícia Pillar), e o jovem Rafael (Maurício Mattar).
Gradualmente, fica claro o porquê da resistência de Lena ao romance dos dois. Não se trata de aversão ou preconceito, mas do temor de que a verdade sobre a origem de Aláde venha à luz: ela é filha de Lena com o patrão, Betinho (Paulo Gracindo). À medida que o relacionamento avança, a ansiedade dela cresce e se transforma em um beco sem saída: a verdade precisa ser revelada.
Betinho acaba escutando toda a confissão em um momento de fragilidade, pouco antes de ser envenenado por Laurinha (Glória Menezes), que deseja se livrar do marido para ter um envolvimento com seu enteado, Edu (Tony Ramos).
Mas as surpresas não param por aí. Na reta final da trama, outra revelação surge: Rafael não é filho de Betinho. Na verdade, o rapaz é resultado de um relacionamento entre Laurinha e outro homem, eliminando, assim, a possibilidade de um incesto na história de amor dos protagonistas.
Com tudo esclarecido, Rafael e Aláde conseguem finalmente viver seu amor sem barreiras. No desfecho, o casal se casa e ainda dá boas-vindas a um filho nos últimos capítulos da novela.
