Ibope da TV: transmissão inédita na TV aberta faz Globo bater Record, SBT e Band

A Globo conseguiu um resultado positivo ao apostar em uma transmissão pouco comum na TV aberta brasileira.

Globo
Globo vai bem na audiência com premiação (Imagem: Reprodução / Globo)

 

A exibição do Globo de Ouro 2026, inédita na emissora, rendeu audiência acima da média da faixa e garantiu vitória tranquila sobre Record, SBT e Band na noite de domingo.

Segundo dados da Kantar Ibope Media obtidos pela revista Veja, o especial alcançou 8,3 pontos de audiência na Grande São Paulo, índice considerado satisfatório para um conteúdo internacional exibido fora do horário nobre tradicional.

Premiação histórica na Globo

A aposta da Globo ganhou ainda mais força por causa do desempenho do cinema brasileiro na premiação. O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, venceu como Melhor Filme em Língua Não Inglesa, enquanto Wagner Moura levou o prêmio de Melhor Ator em Filme Dramático. O feito repetiu o bom momento do Brasil no evento, após a vitória de Fernanda Torres no ano anterior.

A transmissão focou apenas na segunda parte da cerimônia, justamente a que reunia as categorias em que o filme brasileiro concorria. Essa escolha editorial ajudou a concentrar o interesse do público, mesmo com o evento indo até a madrugada.

Horário tardio limitou números

O especial foi exibido logo após o Fantástico, pouco depois das 23h, e terminou entre 1h e 2h da manhã de segunda-feira (12). O horário avançado naturalmente dificulta a retenção da audiência, mas, ainda assim, o desempenho superou o padrão recente da faixa.

Para efeito de comparação, o filme Alerta de Emergência (2022), exibido no Domingo Maior em 4 de janeiro, marcou 8 pontos. Já outras atrações dominicais recentes tiveram resultados superiores, como Irracional: A Ciência do Crime (9,5 pontos, em 28 de dezembro) e o Conversa com Bial (9,7 pontos, em 21 de dezembro).

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]