A seguir, você confere um resumo da novela Terra Nostra – Edição Especial (de 14/01 a 23/01/2026).

Terra Nostra muda de horário na Globo (Imagem: Divulgação / Globo)
Francesco se acalma ao saber que o bebê está saudável e decide fazer uma doação significativa para o orfanato. Rosana se sente envergonhada pela gravidez de sua mãe. nasce uma filha para Naná. Hortência e Amadeo trocam votos. Aurora, filha de Francesco e Paola, vem ao mundo.
Janete celebra ao saber que não foi um menino. Toninho sugere que Hortência venda a casa e aplique o dinheiro em seus negócios. Mariana e Leonora temem a escolha de Maria do Socorro, que decidiu ter o filho em casa. Marco Antônio se sensibiliza com a nova irmã e se irrita com as insinuações da mãe.
Angélica pergunta diretamente a Florinda se Augusto está a assediando. A jovem confirma, mas enfatiza que não deseja nada além disso. Matheu quer ver o filho, e Marco Antônio compartilha a novidade com Rosana.
Capítulo 112 – sábado, 17 de janeiro
Rosana acredita que Gumercindo não permitirá que Matheu tenha contato com o filho. Hortência e Amadeo planejam o futuro, com ele sugerindo que ela invista na construção de novas casas. Uma notícia alarmante no jornal causa preocupação: foi registrado um caso de peste bubônica em Santos. Gumercindo decide retornar para sua fazenda.
Com a gravidez avançada, Maria do Socorro organiza as malas e pede que Leonora e Mariana se preparem para viajar. Paola se inquieta sobre o que fazer com a fábrica de macarrão, caso precise deixar São Paulo. Juliana passa a noite em claro, enquanto Maria do Socorro entra em trabalho de parto e precisa dar à luz em meio à natureza, com a ajuda de Leonora e Mariana. A dor da mulher ecoa na distância, fazendo Gumercindo sofrer e decidir ficar ao seu lado.
Novela Terra Nostra: resumo da semana de 19 a 24 de janeiro de 2026

Terra Nostra é exibida na faixa Edição Especial (Imagem: Divulgação / Globo)
Maria do Socorro pede para que seu marido se afaste. O bebê nasce, e seu choro ressoa pela mata. Gumercindo se emociona ao ver que é um menino. Maria do Socorro é carregada pelo marido até a fazenda. Ele promete a si mesmo que nunca mais pensará em Naná. José Alceu e Tiziu se deparam com ratos pelo caminho. Rosana quer ir à fazenda. Francesco e Marco ficam apavorados ao saber do primeiro caso de peste na capital. Maria do Socorro apresenta febre. Padre Olavo perde sua paróquia por traduzir a missa e promete batizar o filho de Gumercindo na capela da fazenda antes de deixar a batina. Marco Antônio deseja tirar Juliana e Aninha da cidade, mas Juliana decide ficar próxima de Matheu. Todos fazem preces pela recuperação de Maria do Socorro. Augusto tranquiliza Rosana, afirmando que não há motivo para pânico. Maria do Socorro despede-se do marido e desmaia.
Capítulo 114 – terça, 20 de janeiro
Maria do Socorro recupera a consciência; a febre cedeu. Paola decide quebrar o resguardo e assumir o comando da fábrica de macarrão. Mariana e Leonora retornam da fazenda e informam Rosana que Maria do Socorro deu à luz um menino. A peste bubônica faz inúmeras vítimas, levando o governo a criar o Instituto Butantã. Maria do Socorro se levanta para o batizado de seu filho. Bartolo chega a São Paulo para buscar Leonora. Amadeo avisa Matheu que, a qualquer momento, ele irá dissolver a sociedade. Toninho aconselha Hortência a não aceitar a proposta de Amadeo, que deseja vender os armazéns para investir na construção de sobrados. O doutor Heriberto ordena a soltura de Januário e levanta suspeitas sobre Toninho. Gumercindo convida Bartolo e Leonora para serem padrinhos de seu filho.
Capítulo 115 – quarta, 21 de janeiro
Padre Olavo decide não abandonar a batina. O filho de Gumercindo e Maria do Socorro é nomeado em homenagem ao pai. Aurora, filha de Francesco e Paola, é batizada ao mesmo tempo em São Paulo. Gumercindo oferece um “empréstimo” a Bartolo. Matheu visita o filho; Juliana fica com ciúmes. Matheu e Rosana se beijam. Paola cria simpatia pelo corretor de seguros da fábrica. Gumercindo e Maria do Socorro retornam à cidade. Leonora e Bartolo partem. Matilde ocupa o lugar de Leonora em São Paulo, deixando Florinda desapontada por não ter sido escolhida. Brincando, Gumercindo e Francesco combinam arranjar casamentos para seus filhos no futuro. Toninho pede ajuda a Amadeo para provar sua inocência. Matheu confessa a Juliana que ele e Rosana se beijaram.
Capítulo 116 – quinta, 22 de janeiro
Juliana se enfurece, não aceita a justificativa de que foi um mero beijo para humilhar Rosana. Rosana busca Matheu em seu escritório, permite que ele veja o filho e revela que não sente ódio por ele. Janete demonstra crescente interesse por Josué. Heriberto realiza uma acareação entre Toninho e Januário. Toninho desabafa com Amadeo, dizendo que não suporta mais a pressão. Janete visita Paola, levando um presente para a criança, mas é expulsa por Inêz. Josué faz avanços em direção a Janete, que se sente atraída pelo seu atrevimento. Marco Antônio apoia a decisão de Rosana em permitir que Matheu conheça o filho. Matheu fica desolado ao ouvir Juliana revelar que não sabe se ainda o ama ou a Marco Antônio.
Capítulo 117 – sexta, 23 de janeiro
Matheu acredita que seu casamento chegou ao fim. Ao descobrir que Rosana foi ao escritório de Matheu, Juliana decide se separar dele. Hortência torce para que ambos rompam, desejando reconquistar Juanito. Juliana expulsa Matheu da cama; ele assegura que nunca mais voltará. Bartolo mostra-se cético quanto ao sucesso da sociedade na colheita de café. Janete pensa em buscar Josué, mas muda de ideia. Marco Antônio orienta Juliana a corrigir o registro de Juanito, oferece dinheiro e promete apoiar mensalmente as despesas da filha. Juliana menciona que não tem mais marido. Ela revela a Marco Antônio que Matheu e Rosana se beijaram, e Marco Antônio confessa que ainda a ama.
