O participante do BBB 26, Jonas Sulzbach, está envolvido em uma polêmica que chamou a atenção do público e das autoridades.

O modelo foi acusado de homofobia pela Associação do Orgulho LGBTQIAPN+ de São Paulo, que protocolou uma queixa-crime junto ao Ministério Público (MP) de São Paulo, alegando que suas atitudes no reality show configuram crimes de LGBTQIAPN+fobia.
A acusação se originou de uma discussão no confinamento do programa entre Jonas e o colega de jogo, Juliano Floss.
Durante o desentendimento, Jonas teria feito comentários considerados homofóbicos, incluindo chamar Juliano de “afetadinho” e “loirinha” e sugerir que o namorado de Marina Sena tivesse “progesterona”, um hormônio feminino.
Entenda a acusação no BBB 26
O deputado estadual Agripino Magalhães Júnior (MDB-SP) foi responsável por levar o caso à Justiça, alegando que as falas de Jonas, transmitidas para toda a audiência do BBB 26, seriam consideradas crimes de injúria racial por motivação LGBTQIAPN+fóbica, conforme a Lei nº 7.716/1989 (Lei do Racismo), que foi atualizada pelo Supremo Tribunal Federal em 2019.
O entendimento do STF equiparou a homotransfobia ao crime de racismo, considerando a prática como uma violação grave dos direitos de orientação sexual e identidade de gênero.
O impacto das acusações
Caso as investigações do MP sigam em frente e o processo avance, a situação de Jonas pode se agravar, levando a possíveis consequências legais.
Em sua defesa, a equipe de Juliano Floss manifestou-se afirmando que as declarações de Jonas revelam mais sobre ele do que sobre o influenciador, enfatizando que Juliano é um homem hétero e não se ofendeu com os termos usados.
Este não é o primeiro incidente envolvendo acusação de homofobia dentro do BBB 26. Em janeiro, Matheus Moreira também foi denunciado ao Ministério Público por imitar, de forma considerada pejorativa, os trejeitos de um homem gay.
A situação levanta questionamentos sobre o papel da mídia e do entretenimento em lidar com atitudes discriminatórias.
Jonas: “Coisa que você não tem. Você nunca vai ter testosterona. Vai lá, progesterona.”
É SEGUNDA VEZ que o Jonas vem com discurso homofóbico pra cima do Juliano, que é hetero hein? Imagina se fosse LGBT. #BBB26 pic.twitter.com/xhXHFdK8Re
— thiago (@httpsrealitys) February 3, 2026
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]
