Atenção, futuros mestres da comunicação! Se o seu grande sonho é desbravar os caminhos da reportagem de rua e aprender lado a lado com um dos maiores nomes da televisão brasileira, a sua hora finalmente chegou.

O icônico jornalista Caco Barcellos está em busca de um novo talento para integrar a equipe do Profissão Repórter.
A caçada por esse novo repórter fará parte de um quadro inédito e emocionante que promete agitar a grade do Fantástico no segundo semestre.
As inscrições para o projeto especial, batizado de Profissão Repórter Procura, já estão abertas por meio da Academia Led Globo e vão testar a veia jornalística dos candidatos como nunca antes!
Como funciona o Profissão Repórter Procura?
A proposta da TV Globo é tirar os alunos da sala de aula e colocar os estudantes diretamente na linha de frente, enfrentando os desafios reais, a pressão das pautas e mostrando na prática como se constrói uma reportagem de impacto nas ruas.
O grande vencedor da disputa ganhará uma oportunidade ímpar: vivenciar uma experiência real como repórter da emissora.
Quem pode participar e como se inscrever?
O projeto busca jovens com sede de conhecimento e verdadeira paixão por contar boas histórias. A inscrição deve ser feita diretamente pelo site oficial do projeto (movimentoled.com.br). Para não perder essa chance, confira os requisitos obrigatórios:
-
Formação: É necessário ser estudante universitário do curso de Jornalismo (ou Comunicação Social com habilitação em Jornalismo).
-
Fase do curso: O candidato deve estar cursando obrigatoriamente o último ano da faculdade.
-
Idade mínima: Ter mais de 18 anos completos.
-
Disponibilidade: Ter a agenda totalmente livre para as gravações, que acontecerão no mês de julho de 2026, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.
O grande desafio: Grave com o seu celular!
Preparem a criatividade, a apuração e o bloquinho de notas! Para se inscrever, os aspirantes a repórteres precisam enviar uma reportagem em vídeo totalmente inédita sobre alguma manifestação da cultura brasileira (valendo temas como culinária, folclore, literatura, dança, artesanato ou música).
E o melhor detalhe para democratizar o acesso: não é necessário alugar equipamentos profissionais caros.
O material exigido deve ser gravado apenas com o seu próprio celular, sempre no formato horizontal. O foco da banca não é a superprodução visual, mas sim a sua habilidade jornalística de contar a história!
A dinâmica da seleção no Fantástico
A primeira etapa técnica selecionará 20 estudantes para um pitching (apresentação de ideias) e entrevistas cara a cara com o próprio Caco Barcellos e diretores da Globo.
Deste grupo, apenas seis candidatos avançarão para o reality, que será exibido em cinco episódios dentro do Fantástico.
A cada semana, o quadro mergulhará fundo nos bastidores da profissão. As reflexões, as dúvidas cruéis e os debates sobre ética que moldam o jornalismo diário serão expostos ao público.
Um participante será eliminado por episódio com base em avaliações rigorosas de Caco Barcellos e jornalistas convidados, que julgarão critérios como a construção narrativa, a relevância da pauta e, principalmente, a sensibilidade humana no trato com os entrevistados.
Esaú Júlio é jornalista formado pela UNICAP. Ex-Globo Esporte (TV Globo) | NE10 (SJCC) — Blog do Torcedor & Política. Passagens por BlogDoZá e Futebol Brasil. Redes sociais: IG: @esaujs | X: @Esau_Julioo
