JP Rufino é vítima de ataque racista no Instagram e desabafa: “Falta de noção”

JP Rufino rebateu ofensas de seguidor no Instagram (Imagem: Divulgação / Globo)

Quando pensamos que o mundo está começando a evoluir e o preconceito, começando a retroceder na sociedade, outra atitude infeliz aparece na mídia para nos lembrar de que a luta – e a ignorância – ainda está longe de terminar.

Agora, foi o ator global JP Rufino, de apenas 15 anos, a ser alvo de comentários racistas nas redes sociais, na tarde deste domingo (18).

Ele – que atualmente se encontra envolvido com as gravações do próximo folhetim das 18h da Globo, “Orgulho e Paixão” – transmitia ao vivo em seu Instagram o desfile das campeãs da Estação Primeira da Mangueira quando recebeu de um internauta o seguinte comentário: “Eca. Macaco sambando“.

O adolescente fez questão de printar a ofensa e compartilhá-la em uma publicação à parte em seu perfil. “Sou muito bem resolvido e bem preparado para qq tipo que seja a espécie de críticas ou maldades. Primeiro: por ter sido educado a respeitar o próximo. Segundo: por ter sido educado a aceitar opinião alheia. Terceiro: por acreditar que existem (e muitas!!!) pessoas do bem. Quarto: por ter a certeza que sou cercado pela grande maioria delas. Quinto: por ter como princípios não agredir e nem denegrir ninguém. Sexto: por saber diferenciar o que é o bem! Sétimo: por não compactuar com o que é errado. Oitavo: por não acreditar que, em meio de uma luta por um mundo melhor, ainda possam existir e insistir nesse tipo desnecessário de comparações e agressões. Nono: que não tenho nada contra ao macaco e nem vejo motivos para tal graça“, escreveu na legenda da imagem.

Não poderia me calar ou deixar passar tamanha falta de noção. Com todo respeito à sua pessoa [do agressor], mesmo com a sua falta de respeito à minha pessoa. Desnecessária e infeliz colocação. #SemMimimi #RacismoÉCrime #MeCalarJamais“, finalizou, marcando na postagem o perfil do autor das agressões.

?E durante sua transmissão ao vivo…do nada vc recebe esse e por mim inabalável comentário, já que sou muito bem resolvido e bem preparado para qq tipo que seja a espécie de críticas ou “maldades” Primeiro: por ter sido educado a respeitar o próximo Segundo: por ter sido educado a aceitar opinião alheia Terceiro: por acreditar que existem e (muitas!!!) Pessoas do bem Quarto: por ter a certeza que sou cercado pela grande maioria delas (pessoas do bem!!!) Quinto: por ter como princípios não agredir e nem denegrir ninguém Sexto: por saber diferenciar o que é o bem! Sétimo: por não compactuar com o que é errado Oitavo: por não acreditar que em meio de uma luta por um mundo melhor…ainda possam existir e insistir nesse tipo desnecessário de comparações e agressões Nono: que não tenho nada contra ao macaco e nem vejo motivos para tal graça E por último… que não poderia me calar…deixar passar… tamanha falta de noção Com todo respeito à sua pessoa…mesmo com a sua falta de respeito à minha DESNECESSÁRIO E INFELIZ COLOCAÇÃO @joaomatheus7839 ? #SemMimimi #RACISMOÉCRIME #MECALARJAMAIS

Uma publicação compartilhada por JP RUFINO (@jprufino1) em

Saiba Mais:

William Waack volta a falar sobre saída da Globo: “Piada não é manifestação racista”

Em artigo, William Waack volta a dizer que não é racista: “Tenho como prova a minha obra”

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.