Ovo, gelo, gritos e empurrões: jornalistas da Globo, SBT e Band são agredidos por simpatizantes de Lula

Ovo, gelo, gritos e empurrões: jornalistas da Globo, SBT e Band são agredidos por simpatizantes de Lula

Imprensa foi hostilizada em protestos com militantes do PT (Imagem: Reprodução / Globo)

A decisão do juiz Sérgio Moro de determinar que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se apresente à Polícia Federal causou protestos em várias cidades. Os simpatizantes do petista, inclusive, agrediram e ameaçaram jornalistas que trabalhavam na cobertura, desde a noite desta quinta-feira (5).

“Vão embora, urubus!”, gritavam os manifestantes diretamente à equipe da Rede Globo que trabalhava em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP). A imprensa precisou deixar o local e contou com a ajuda de representantes do sindicato para continuar fazendo a cobertura.

A repórter Sonia Blota, da Band, contou no Twitter que levou ovada dos militantes do PT. “Que pena! Logo com uma profissional que sempre lutou contra a censura”, escreveu ela. Os simpatizantes usaram cubos de gelo para expulsar os profissionais.

A equipe do SBT também foi agredida. Em frente a sede da CUT em Brasília, os jornalistas foram ameaçados pelos manifestantes. “Vocês vão sair daqui pro bem de vocês”, afirmou um militante contrário à prisão de Lula ao cinegrafista Magno Lúcio, que estava acompanhado de uma produtora e chegou a ser empurrado.

Profissionais dos jornais “Correio Braziliense”, “Folha de S.Paulo” e “Estadão” e da agência “Reuters” foram mais algumas vítimas dos ataques. Com isso, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) lançou uma nota em repúdio às agressões verificadas em São Bernardo do Campo e no Distrito Federal.

“A violência contra profissionais da imprensa é inaceitável em qualquer contexto. Impedir jornalistas de exercer seu ofício é atentar contra a democracia. Os autores devem ser identificados e punidos pelas autoridades“, diz parte da nota.

Saiba Mais:

Felipe Neto “bate boca” no Twitter após criticar apoiadores de Lula

Homem invade link do “SBT Brasil” para chamar Silvio Santos de “golpista”

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]