Contratada da Record, Samara Felippo se queixa da pouca presença de negros nas novelas da Globo

Samara Felippo, no ar em “Apocalipse”, como Natália (Imagem: Divulgação / Record)

Atualmente no elenco de “Apocalipse”, da Record, Samara Felippo queixou-se da ausência de atores negros nos folhetins da Globo, emissora na qual atuou por mais de quinze anos. O protesto da atriz vem no embalo de manifestações contrárias ao elenco escalado para “Segundo Sol”, próxima novela das 21h, ambientada na Bahia e com um time de atores majoritariamente branco.

Em sua conta oficial no Instagram, Samara compartilhou um texto que cita a ausência de negros em cinco produções globais. Na legenda, Felippo escreveu: “Essa é e sempre foi a realidade que passaram e continuam passando pra gente. É o chip do ‘embranquecimento’”.

Muitas mulheres negras da história apagadas e embranquecidas!!! Me apresentaram Chiquinha Gonzaga como Regina e Gabriela Duarte, e na bolha que vivia nunca me questionei. Chiquinha Gonzaga ERA NEGRA!!! E não, não era ficção, então não deveria poder!!!”, prosseguiu a atriz, em referência à minissérie sobre a compositora e maestrina apresentada em 1999.

Chega de ‘espetacularizar’ dores negras! Chega de expressões racistas! Chega de fingir que não estão vendo, façam algo, nem que seja educar seus filhos para que não assistamos mais cenas como aquela da mãe com o menino negro na pracinha de brinquedos em Madri”, completou, antes de agradecer a autora do texto replicado.

A mensagem, de autoria desconhecida, lista também “Orgulho e Paixão”, “Deus Salve o Rei”, “O Outro Lado do Paraíso” e “Onde Nascem os Fortes”; não menciona, porém, “Apocalipse”, folhetim contemporâneo que, de quase cem atores escalados, conta com apenas quatro negros: Edson Montenegro, Freddy Costa, Li Borges e Thaíssa Carvalho.

Essa é e sempre foi a realidade que passaram e continuam passando pra gente. É o chip do embranquecimento. Muitas mulheres negras da história apagadas e embranquecidas!!! Me apresentaram Chiquinha Gonzaga como Regina e Gabriela Duarte, e na bolha que vivia nunca me questionei. Chiquinha Gonzaga ERA NEGRA!!!! E não, não era ficção, então não deveria poder!!! Chega de espetacularizar dores negras!! Chega de expressões racistas!! Chega de fingir que não estão vendo, façam algo, nem que seja educar seus filhos para que não assistamos mais cenas como aquela da mãe com o menino negro na pracinha de brinquedos em Madri. Maria, não sei quem você é, mas obrigada por esse texto!! Se alguém souber, a marque por favor!✊?

Uma publicação compartilhada por Samara Felippo (@sfelippo) em

Saiba Mais:

Gugu revela cláusula em contrato com a Record: “Nós batemos cabeça”

Rafa Brites nega problemas com globais: “Nunca ninguém foi grosso comigo”

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.