GloboNews concorre a Emmy de jornalismo em duas categorias

Roberta Salomone, repórter do “GloboNews Especial” indicado ao Emmy (Imagem: Reprodução / GloboNews)

A terça-feira (7) foi de comemoração na GloboNews! O canal recebeu duas indicações ao Emmy Internacional de Jornalismo: na categoria “Notícias”, pela cobertura da rebelião na penitenciária de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte; e na categoria “Atualidades”, pelo “GloboNews Especial” com depoimentos de filhos de vítimas de violência doméstica. Os vencedores serão conhecidos no dia 1 de outubro, num evento realizado em Nova York.

Ocorrida em janeiro de 2017, a rebelião em Alcaçuz chegou ao fim com 26 mortos – a mais violenta do Rio Grande do Norte. “Foi uma cobertura de fôlego, dessas que a GloboNews faz sempre que um acontecimento mobiliza o país. A explosão de violência na penitenciária mostrou a que ponto havia chegado a grave crise carcerária no Brasil. Ficamos muitas horas no ar e mostramos momentos graves do conflito”, relembra Carlos Jardim, chefe de redação do Jornalismo da GloboNews.

O canal irá concorrer, na categoria “Notícias”, com emissoras do Catar, do Reino Unido e da Rússia. Já na categoria “Atualidades”, a disputa se dará com estações da Alemanha, do Reino Unido e da Turquia. Sobre esta última indicação, cabe destacar que o “GloboNews Especial” nomeado partiu de uma triste estatística sobre feminicídio: 71% das vítimas de violência familiar que morrem deixam filhos.

A violência doméstica, infelizmente, é um problema a ser vencido. Segundo o Instituto Maria da Penha, uma mulher é vítima de violência física a cada 7,2 segundos. Receber a notícia da indicação ao Emmy no dia em que a Lei Maria da Penha completa 12 anos nos dá a sensação de que estamos cumprindo o nosso papel: denunciar, investigar, sem perder a sensibilidade”, diz Cristiana Sousa Cruz, chefe de redação de Programas da GloboNews.

Cabe lembrar que esta é a terceira vez que a GloboNews é finalista ao Emmy Internacional de Jornalismo. O canal concorreu ao troféu em 2015, com o documentário “Torre de David”; e em 2016, pelo documentário “Síria em Fuga”. O Grupo Globo soma 20 indicações nas listas dos finalistas ao prêmio; o “Jornal Nacional” foi laureado em 2011, pela cobertura da pacificação do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

Saiba Mais:

Luís Ernesto Lacombe pode ganhar novo programa na Band

RedeTV! dá rasteira na Band e garante Premier League

Duh Secco
Escrito por

Duh Secco

Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.