Erika Januza denuncia racismo após vitória de Jair Bolsonaro

Erika Januza sofreu ataques racistas após vitória de Bolsonaro (Imagem: Divulgação / Globo)

Erika Januza relatou em seu Instagram na noite desta segunda-feira (29) um episódio bastante desagradável que sofreu envolvendo racismo e disseminação de ódio pela internet.

Em uma série de vídeos, a atriz contou sobre uma publicação criminosa que uma jovem compartilhou, chamando todos negros de “fedidos”, citando também, seu ódio por Erika. Na publicação, a internauta mencionou a vitória do candidato Jair Bolsonaro (PSL) como positiva em relação ao racismo.

“Eu adorei que Bolsonaro ganhou, assim ele manda matar esses negros fedidos e Erika Januza vai junto. Odeio essa mulher”, escreveu a moça.

Como resposta, a artista comentou: “Não falo disso o tempo todo, pois acho que o respeito é o mínimo que devemos aos nossos semelhantes. Mas hoje é um dia diferente, depois de uma postagem de meu amigo, Caio Paduan, que me defendeu como sempre e agradeço muito, uma moça resolveu também deixar sua máscara cair e postou uma foto minha em sua rede social dizendo o quanto me odiava, além de fazer um comentário que infelizmente se faz mais presente a cada dia. Está aí nas fotos do meu post. O fato não é me incomodar especificamente com a moça ou com o post. É por um motivo maior. Eu vejo que quando se ataca um negro pelo simples fato de ser, você atacou todo um grupo. EU vejo assim”.

Além disso, a atriz contou sobre como se sente ao ver esses episódios que ocorrem até hoje. “Um amigo me perguntou como eu estava, pois essas coisa mexem muito com o psicológico. Respondi: meu psicológico está calejado. Sou negra há 30 anos! A cada dia um novo desafio”, continuou Erika.

“O fato de ser uma atriz ainda me protege, um pouco, já que as pessoas me reconhecem, ou gostam de algum trabalho: aquela negra… é atriz. E aquela doméstica? E aquela gari? E aquela enfermeira? E aquela Advogada? SOMOS PESSOAS. Merecemos respeito. Estamos em uma nação onde mais da metade é composta por negros e com certeza tem um pouco de nós em todos”, completou a global, com muita tristeza.

Por fim, Erika comentou sobre seu orgulho em ser negra e se revelou incômoda os outros por ser extremamente forte. “A cor da minha pele não tem que ser motivo para eu passar por nenhum tipo de ofensa. O problema não está comigo, está com você”, disse.

Confira o desabafo:

https://www.instagram.com/p/BpiMo7AntA2/?taken-by=erikajanuza

Amanda Castro
Escrito por

Amanda Castro