“Jesus” não faz milagre e perde para “Poliana” em 100% dos confrontos

Dudu Azevedo, na pele do protagonista de “Jesus”; novela amarga terceiro lugar desde a estreia (Imagem: Divulgação / Record)

Aposta da Record para reverter a queda de audiência causada pela problemática “Apocalipse”, “Jesus” não conseguiu fazer milagre. No ar desde 24 de julho, a novela de Paula Richard, com direção geral de Edgard Miranda, segue em terceiro lugar; a concorrente “As Aventuras de Poliana”, do SBT, assegura a vice-liderança com 32% de vantagem sobre o folhetim bíblico.

Segundo levantamento obtido com exclusividade pelo RD1, dos 116 capítulos de “Jesus” exibidos até o último dia 11, terça-feira, nenhum conseguiu arrebatar o segundo lugar. A análise inclui os confrontos de sábado, quando as duas produções abrem espaço para o “resumo da semana”.

Além disso, a trama vem perdendo audiência mês a mês: em julho, cravou 11,3 pontos; em dezembro, acumula 9,2. Na média-geral, a novela garante, até dia 11 de dezembro, 9,4 pontos contra 12,4 de “As Aventuras de Poliana”.

A melhor marca de “Jesus” foi conquistada na estreia: 13,4 pontos. Já o pior registro do folhetim se deu em 1º de setembro: apenas 6,0 pontos. “Poliana”, por sua vez, chegou a 16,9 em 27 de agosto; a menor marca da trama do SBT se deu no feriado de 12 de outubro, dia considerado atípico para a audiência: 9,6 de média.

As duas novelas chegaram ao um empate técnico em duas ocasiões: 27 de outubro, com 7,6 para “As Aventuras de Poliana” x 7,5 de “Jesus”; e 17 de novembro, com 7,4 para o SBT x 7,1 da Record.

O desempenho aquém das expectativas de “Jesus” – para o investimento milionário e massiva divulgação da Record – pode ser interpretado como “cansaço” do público, frente à aposta em tramas bíblicas. Ou rejeição à faixa, após o fracasso de “Apocalipse”, que chegou ao fim com a média mais baixa do horário, 8,0 pontos.

Duh Secco
Escrito por

Duh Secco

Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.