Globo agenda estreia de “Cordel Encantado” em “Vale a Pena Ver de Novo”

Domingos Montagner vive Herculano em “Cordel Encantado”, próximo cartaz do “Vale a Pena Ver de Novo” (Imagem: Divulgação / Globo)

“Cordel Encantado” (2011) volta ao ar, via “Vale a Pena Ver de Novo”, na Globo, em 14 de janeiro – uma semana após a data divulgada pelo RD1, mês passado. Até o dia 18, a novela de Duca Rachid e Thelma Guedes dividirá a faixa com os últimos capítulos de “Belíssima”, de Silvio de Abreu, repetindo o esquema adotado desde 2014 – comum em substituições no SBT e na Record.

O regresso de “Cordel Encantando” era aguardado há tempos. Afinal, o folhetim acumulou 25,9 pontos de média-geral; trata-se da segunda maior audiência da faixa das 18h nesta década, atrás apenas de “Eta Mundo Bom!” (2016), com 27,1. Agora, a trama terá que elevar os índices do “Vale a Pena Ver de Novo”: “Belíssima” registra, até o momento, 13,8 pontos, tal qual “Celebridade” (2003); as mais baixas do horário desde “Cobras & Lagartos” (de 2006, reapresentada em 2014, com 12,4 de média).

O enredo une o cangaço nordestino e a realeza europeia. A sertaneja Açucena (Bianca Bin) desconhece sua origem: ela acredita ser filha dos lavradores Euzébio (Enrique Diaz) e Virtuosa (Ana Cecília Costa); tudo muda quando Augusto (Carmo Dalla Vecchia), rei de Seráfia do Norte, desembarca em Brogodó, à procura da filha que tivera com a rainha, Cristina (Alinne Moraes), alvo de uma emboscada na região.

A herdeira, pasmem, é Açucena, que se perdeu da mãe quando esta faleceu, em um acidente arquitetado pela duquesa Úrsula (Débora Bloch), com o auxílio de seu mordomo, e amante, Nicolau (Luiz Fernando Guimarães). Em contato com sua verdadeira família, Açucena – na verdade, Aurora – descobre que terá de se unir a Felipe (Jayme Matarazzo), príncipe da Seráfia do Sul.

Acontece que a agora nobre ama Jesuíno (Cauã Reymond), filho de Benvinda (Claudia Ohana), empregada de Januário (Reginaldo Faria). O filho da criada e o herdeiro do patrão, Timóteo (Bruno Gagliasso), disputam a atenção de Açucena. Até que Jesuíno recebe o chamado do pai, Herculano (Domingos Montagner), líder de um bando de cangaceiros.

Vencedora dos troféus APCA e Imprensa de “melhor novela” de 2011, “Cordel Encantado” conta também com Berta Loran, Felipe Camargo, Heloísa Perissé, Ilva Niño, Isabelle Drummond, Jayme Matarazzo, Lucy Ramos, Luiza Valdetaro, Marcello Novaes, Marcos Caruso, Mariana Lima, Matheus Nachtergaele, Nanda Costa, Nathalia Dill, Osmar Prado, Tuca Andrada, Zé Celso Martinez e Zezé Polessa, dentre outros.

Duh Secco
Escrito por

Duh Secco

Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.