Um ano para esquecer! “Retrospectiva 2018” registra baixa audiência

Glória Maria

Glória Maria à frente da “Retrospectiva 2018”, na Globo (Imagem: Reprodução / Globo)

2018 talvez tenha sido, de fato, um ano difícil. Prova disso é que o público não se interessou pela “Retrospectiva 2018”, exibida pela Globo na última sexta-feira (28), com apresentação de Glória Maria e Sérgio Chapelin. O jornalístico registrou a audiência mais baixa de sua história.

Foram 18,8 pontos na Grande São Paulo, batendo a edição de 2016, até então “na lanterninha” com 20,9 de média. Na ocasião, a “Retrospectiva” recebeu com 21,8 pontos de “A Lei de Amor”; este ano, “O Sétimo Guardião” entregou com 25,7 de média, o que torna ainda mais evidente o “flop” do jornalístico.

O retrospecto do ano pelo jornalismo da Globo foi criticado na internet por tratar brevemente das eleições – tumultuadas devido à prisão do pretenso candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atentado contra o eleito Jair Bolsonaro (PSL) –; dentre outros destaques, o êxito de Anitta no exterior e as quedas de Neymar na Copa da Rússia.

A “Retrospectiva” da Globo está no ar desde os anos 1960. Anteriormente, a emissora se dedicava a rememorar toda a década, na transição, por exemplo, de 1979 para 1980. Nos anos 1990, duplas de jornalistas se revezavam nos blocos da atração; Sérgio Chapelin está à frente do programa desde 2003, enquanto Glória Maria se integrou ao time em 2010.

Duh Secco
Escrito por

Duh Secco

Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.