A tragédia de Brumadinho, Minas Gerais – ocasionada pelo rompimento de uma barragem da Vale, que cobriu a cidade de lama –, domina o noticiário desde a última sexta-feira (25). A Record deu ênfase à cobertura durante praticamente todo o dia, cancelando a reprise de “Essas Mulheres” (2005); já a Globo apostou em flashes ao longo da programação. Ambas ampliaram seus índices de audiência.
A Record trouxe as primeiras informações sobre a tragédia durante o “Balanço Geral SP”, cancelando o quadro “A Hora da Venenosa”. Foram 8,3 pontos, com 11 de pico e 19% de participação no número de televisores ligados (share). Das 13h49 às 15h, o jornalístico chegou ao primeiro lugar, com 9,9 pontos.
Com “Bela, a Feia” (2009), o canal caiu para 6,6. O “Cidade Alerta” entrou no ar logo após a novela, às 15h53, mais cedo que o habitual. O noticiário marcou 12 pontos, com 16 de pico e 20% de share – o SBT, em terceiro, anotou 6 de média, entre 15h53 e 19h55.
Na Globo, os boletins registraram índices crescentes, conforme as notícias mostravam a gravidade do rompimento da barragem, com alto número de desaparecidos e vítimas. O primeiro “plantão”, das 15h26 às 15h29, bateu 14,2; já o último, entre 19h57 e 20h, consolidou 23,4. O “Jornal Nacional” cravou 28,8 pontos; foi o melhor índice do telejornal de Renata Vasconcellos e William Bonner ao longo da semana.
Cobertura do “Fantástico” sobre tragédia de Brumadinho repercute na web
O “Fantástico”, da Globo, chamou a atenção dos internautas com a sua cobertura sobre o desastre na cidade de Brumadinho, na qual uma barragem da mineradora Vale rompeu. O programa mostrou os momentos após a tragédia e conversou com sobreviventes.
Uma das matérias de destaque foi comandada por Murilo Salviano, que foi até as proximidades de Córrego do Feijão e conversou com Adriana Pereira Alves, que estava presa nos escombros da casa onde morava e foi resgatada pelo marido.
Nas redes sociais, as reportagens foram elogiadas. “É impressionante a qualidade das reportagens do Fantástico. Podem falar o que quiser, mas a Globo é insuperável, não por acaso seja a maior emissora do país…“, disse um internauta.
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.