O “Jornal Nacional” entrou para a lista dos programas de TV que já caíram em uma fake news. O principal telejornal do país propagou uma informação falsa nesta sexta-feira (22), envolvendo o governo de Jair Bolsonaro e a crise diplomática entre Brasil e Venezuela.
Logo no início da edição, a Globo exibiu uma reportagem com o ministro Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional, na qual ele afirmou aos jornalistas que o Brasil não terá uma reação agressiva após a Venezuela mandar fechar a fronteira. “O que já está estabelecido é que o Brasil não vai fazer nenhuma ação agressiva contra a Venezuela. Porque é contra a Constituição e não é nosso pensamento”, declarou.
Em seguida, veio o erro que quase criou um clima de guerra entre os países. O “Jornal Nacional” compartilhou com o seus milhões de telespectadores que o mesmo ministro usou um perfil em uma rede social afirmando que: “O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, disse agora há pouco, numa rede social, que o governo vai aguardar o desenrolar dos acontecimentos na Venezuela, repetiu que o Brasil não vai fazer nenhuma ação agressiva, mas afirmou: ‘Caso haja qualquer agressão à soberania do país, iremos reagir baseados em preceitos constitucionais'”, disse William Bonner.
O perfil citado por ele, no entanto, era falso. No final do telejornal, o âncora emitiu um comunicado pedindo desculpas pelo erro. “Nós dissemos agora há pouco que o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, teria publicado numa rede social que o Brasil pode reagir a agressões à soberania do país. Mas o ministro esclareceu que a declaração não é de autoria dele e foi publicada num perfil falso. Por esse erro nós pedimos desculpas ao ministro e a você, telespectador”.
A web ficou eufórica com o erro do “JN” e chegou a questionar se ninguém havia checado a informação antes. Confira a repercussão a seguir.
FAKE NEWS do #JornalNacional faz William Bonner pedir desculpas AO VIVO (22/02/2019) pic.twitter.com/CttcYvAIpV
— Audiência da TV (@TvibopeOficial) 23 de fevereiro de 2019
#JornalNacional caiu no #FakeNews? Ninguém checou antes? pic.twitter.com/ZREkS7X2jy
— Daniel Leonardo ?? (@danleonardo_) 23 de fevereiro de 2019
Esse é o #JornalNacional, o maior telejornal do Brasil. Mas, ainda assim, seus editores não sabem distinguir perfil paródia e fake no Twitter, nem sabem verificar se uma notícia é #fakenews. Essa é a mídia q critica as mídias alternativas q atuam no Twitter. Dá pra levar a sério? pic.twitter.com/97kSQVM9Lv
— Manoel Gontijo (@manoelmsgontijo) 23 de fevereiro de 2019
Não cansa de passar vergonha #JornalNacional Fake News
— Rogerio Meirelles (@rogeriocrv) 23 de fevereiro de 2019
Fake news até tu #JornalNacional
— ilhabrasil (@brasililha) 23 de fevereiro de 2019
UÉ, NÃO É A REDE GLOBO QUE É ESPECIALISTA EM FAKE NEWS?#JornalNacional https://t.co/oTXoELJGcl
— Ácida (@sathler_camila) 23 de fevereiro de 2019
O Jn publicou fake news? Apesar que devemos esperar o pior desse governo. #Jn #JornalNacional
— Vitor Sá. ? (@V1T0r_Sa) 23 de fevereiro de 2019
#JornalNacional propagando Fake News. Uma vergonha.
— Reinaldo Sousa (@Reinaldosousaxx) 23 de fevereiro de 2019
Nem adianta polemizar o Bonner pediu desculpas sobre a fake News.. #JORNALNACIONAL
— KrystianeSPM (@KrystianeSPM) 23 de fevereiro de 2019
O ódio pelo governo é tanto, que acaba divulgado fake news #JornalNacional
— Logan ???? ?? (@LoganJonesd) 23 de fevereiro de 2019
Globo recorre ao Palmeiras para barrar Corinthians na RedeTV!
Com a aquisição da Copa Sul-Americana pela RedeTV!, a Globo passou a ter uma concorrente à altura quando o assunto é transmissão de futebol.
Na próxima quarta-feira (27), a rivalidade vai ser ainda mais acirrada, quando ambas emissoras exibirão um dos maiores clássicos brasileiros. Enquanto o canal dos Marinho vai mostrar a disputa de Palmeiras e Ituano, válido pela nona rodada do Campeonato Paulista, a TV de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho vai trazer com exclusividade o jogo de volta do Corinthians contra o Racing.
De olho na audiência, a Globo pediu a Federação Paulista para adiantar a partida do alviverde com a finalidade de preencher o espaço que ficou aberto em sua grade após a eliminação do São Paulo pela Copa Libertadores da América na semana passada.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].