Gusttavo Lima é o dono da fazenda Vargem Grande, que fica entre os municípios de Caldazinha, Bela Vista de Goiás e Senador Canedo, na região metropolitana de Goiás. A propriedade está nas manchetes dos jornais pelo fato de ter uma barragem que está com risco de rompimento a qualquer momento, segundo o G1.
Seis casas estão sob risco e a orientação por parte do Corpo de Bombeiros da região é que as famílias e animais saiam da área em risco. “O risco está devidamente controlado, tendo sido procedido o esvaziamento do barramento e nenhuma família encontra-se desalojada, ou seja, não houve necessidade de retirada de famílias e animais domésticos ou silvestres”, diz a nota enviada pela assessoria de imprensa do cantor.
De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a barragem está irregular, mas passa por um processo de licenciamento desde o final de dezembro de 2018. No início do ano passado, Gusttavo Lima e mais três pessoas foram indiciados pela Polícia Civil por cometerem crime ambiental.
A propriedade está no nome de uma empresa do sertanejo cuja assessoria informou que providências já foram tomadas no local e um comunicado foi enviado às polícias militar e civil, além da Defesa Civil, Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e Prefeitura de Bela Vista de Goiás.
“A represa fica a 50 metro da rodovia, aquilo é perigoso, caso tenha rompimento leva tudo. Imagina se tiver alguém passando na hora, morre”, disse o delegado Luziano de Carvalho, titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema).
Segundo a superintendente de Recursos Hídricos da Semana, Cossette Xavier da Silva, duas famílias não quiseram sair do local. “A situação está sob controle e eles estão tomando todas as providências que pedimos. Solicitamos que eles indicassem um profissional responsável pelo acompanhamento, um engenheiro civil, que está monitorando o local a todo tempo. A água está sendo bombeada da represa para o Córrego Olaria”, informou Cossette ao G1.
“O cantor adquiriu a propriedade, foi verificada a necessidade de dar maior segurança ao barramento, motivo pelo qual foi protocolizado junto à extinta Secima, hoje Semad, o competente pedido de licença ambiental em data de dezembro/2017”, completou a assessoria de Lima.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.