A Globo agendou para a próxima segunda-feira (10) a exibição da cena em que Helena (Regina Duarte) dá seu bebê, vivo e sadio, em troca do filho morto de sua primogênita Eduarda (Gabriela Duarte), com a anuência do médico César (Marcelo Serrado). A sequência, uma das mais famosas da teledramaturgia brasileira, marcou “Por Amor” (1997), clássico de Manoel Carlos em reprise no “Vale a Pena Ver de Novo”. A partir deste ato, Eduarda passa a criar o irmão como herdeiro dela e de Marcelo (Fábio Assunção). E o casamento de Helena e Atílio (Antonio Fagundes) degringola…
- Veja Também: Sandy e Junior “traíram” Faustão e são “proibidos” de voltar ao “Domingão”, diz jornalista
Em nota da Comunicação da emissora sobre a cena, Regina Duarte comentou a reação do público na época da transmissão original: “Houve quem fosse contra, sim, mas acho que a reação a favor foi mais forte“. “Foi difícil de fazer porque a gente tinha que descobrir o tom exato daquilo, ao mesmo tempo em que lançava o problema da novela, explicando, de certa forma, o nome da trama: ‘Por Amor’“, completou Antonio Fagundes.
Cabe lembrar que o folhetim foi lançado com o slogan “do que você seria capaz por amor?”. Segundo Manoel Carlos, em declaração ao jornal “O Globo” (07/12/1997), a sinopse nasceu de um bate-papo com amigos. “Falei uma frase de [Honoré de] Balzac que dizia que a abdicação de uma mãe ou é uma coisa monstruosa ou um ato sublime. Teve gente que disse que faria qualquer sacrifício por um filho, que na dúvida entre jogar a boia no rio e salvar o marido ou o filho, jogava para o filho“.
“Por Amor” está em sua quinta exibição; além da original, uma reprise no “Vale a Pena Ver de Novo” (2002) e duas no Canal Viva (2010 e 2017). Às 20h, a cena da troca de bebês, no ar em 11 de dezembro de 1997, alcançou 45 pontos – e causou protestos da comunidade médica, por conta da conivência do médico César. A atual reapresentação acumula 16,5 pontos na Grande São Paulo, uma das melhores médias da história recente do “Vale a Pena Ver de Novo”.
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.