A Organização Arnon de Mello (OAM) surpreendeu e demitiu pelo menos 15 jornalistas, na sede da empresa em Maceió. Os profissionais demitidos trabalhavam nas emissoras TV Gazeta de Alagoas, afiliada da Globo, TV Mar, canal de televisão a cabo, e no portal G1 local.
Segundo informações do UOL, a decisão aconteceu após o retorno ao trabalho da categoria, que fez uma greve de nove dias contra a redução do piso salarial em 40% em Alagoas.
A publicação informou ainda que as demissões ocorreram em descumprimento à determinação do TRT (Tribunal de Justiça do Trabalho) da 19ª Região, que garantiu a estabilidade dos jornalistas que participaram da paralisação pelo período de 90 dias.
A OAM é o grupo de comunicação do ex-presidente e senador Fernando Collor de Mello (Pros). O presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, Izaias Barbosa, afirmou ao site que as demissões são uma retaliação à greve e destaca a ilegalidade no processo.
Depois da manifestação, o TRT aprovou, em dissídio coletivo, o reajuste de 3% nos salários dos jornalistas, além da manutenção do piso. Os desembargadores também decidiram pela legalidade da greve e o não desconto dos dias parados nos salários dos jornalistas.
Cabe lembrar que, durante a greve, as emissoras de televisão de Alagoas tiveram que improvisar para manter a grade de programação local, exibindo reprises de programas e reportagens antigas nos telejornais.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.