Aos 90 anos, Nathalia Timberg fala sobre nova geração de atores e política

Nathalia Timberg

Nathalia Timberg fez declaração sobre atores, em meio às comemorações de seus 90 anos (Imagem: Pino Gomes / GShow)

Veterana das telenovelas, Nathalia Timberg chegou aos 90 anos lúcida e esbanjando vitalidade. A atriz, que está no ar na novela das nove, “A Dona do Pedaço”, aproveitou sua nova idade para comemorar um novo momento de sua vida e demonstrou desejo por não parar de atuar.

No dia que eu parar, é porque morri e esqueci de cair“, declarou a atriz de forma polêmica. Nathalia se dedicou à profissão durante toda a vida e afirmou: “Só me sinto bem trabalhando“. O amor pelo que faz rendeu à atriz, em 2016, um teatro com seu nome.

Embora com “alta idade”, Timberg segue atuante no que faz. Ela continua com a peça “Através da Íris”, em cartaz no Rio de Janeiro, além de marcar presença na trama da Globo, na pele de Galdys, uma mulher nascida em uma família tradicional, mas que perdeu suas riquezas; porém, manteve a pose.

Em entrevista ao jornal “O Globo”, Nathalia Timberg abriu o jogo e falou da vida, trabalho e outras curiosidades pessoais. Sobre aperfeiçoamento profissional, engana-se quem acha que a atriz sabe tudo. Nathalia disse que troca qualquer festa por estudos.

Sobre sua trajetória, Nathalia contou que vê que muita coisa aconteceu. “Sempre penso: ‘Meu Deus, quanta coisa aconteceu!’. Acho que não errei o meu caminho. Mas, sabe, não me atenho muito à Nathalia, não é meu assunto preferido. Tem um poema emblemático do Fernando Pessoa, que diz: ‘Aconteceu-me do alto do infinito. Esta vida’. É isso, minha vida me aconteceu“, disse a atriz.

Timberg ainda revelou o que a fez escolher o teatro. “É uma das atividades que vai mais longe na análise do ser humano, que é infinita. Perceber o mundo de maneira diferente da minha ótica, o mergulho em outras vidas e universos. Tenho necessidade de perceber o homem no mundo em que vivo“, contou.

Veterana, Timberg contou sobre como vê as formações atuais dos atores. “O principal não é onde se busca a formação, mas o que se quer. Quer trabalhar o desenvolvimento de expressão artística ou procurar um meio de exibição? Só levo em conta quem busca a formação. Eu tinha uma tessitura forte já no Teatro Universitário, me via às voltas com personagens além da minha capacidade de resolvê-los, e isso me fez procurar um amadurecimento antes de iniciar a profissão. Queria estar preparada para enfrentar isso do que ter que recorrer aos truques“, disse sem pestanejar.

Em relação à polêmica que sofreu a novela “Babilônia” (2015) por conta do público mais conservador, Nathalia alegou que há uma limitação das pessoas em enxergar certas coisas.

Com visão crítica do mundo em que vivemos, a gente percebe as limitações dos outros, além das nossas. Me causa espécie a disparidade entre o discurso e o comportamento das pessoas e isso foi estranho nesse trabalho. No lançamento da novela, fui abordada por gente da imprensa, que já chegou dizendo ‘você vai fazer um casal com a Fernanda Montenegro!’. Respondi: ‘Não acha que essa situação deveria estar absorvida pela sociedade como uma realidade?’. Eles diziam ‘acho’, mas continuavam colocando um foco de escândalo naquilo, contribuindo para aquele olhar“, contou.

Timberg também analisou a atual situação política brasileira. “Obscuro. Há tempos acho que se faz tábua rasa da formação do brasileiro e cada intervenção nos projetos sociais é para pior. No momento em que se abandona a cultura humanística, se pretende que o ser humano não tenha condição de raciocínio e discernimento. Estamos postulando uma ignorância especializada. Com um povo sem formação terá condição de escolher seus dirigentes?“, disse.

Com mais de 100 trabalhos em TV, teatro e cinema, a veterana contou sobre sua dedicação ao trabalho e falou se teve que abdicar de algo. “Não abdiquei porque minha vida pessoal é o trabalho. Só me sinto feliz trabalhando. Ele me tirou um pouco da vida social, me sinto em falta com as pessoas. Quando não estou trabalhando, estou desenvolvendo as condições de fazer frente ao que tanto gosto. As pessoas gostam de dizer ‘eu sou assim, assado’. Eu não sei como é que eu sou“, revelou.

Timberg ainda contou o motivo pelo qual optou por não ter filhos. “Não, sou tranquilíssima com essa decisão. Me sinto até aliviada. É tão difícil preparar um ser para o mundo que aí está. Eu não saberia o que fazer, acho que a natureza fez muito bem. Também me causa espécie as pessoas que têm filhos pra si, para que sejam cuidadas na velhice. Não é o que acontece hoje, as famílias estão fragmentadas“, disse a atriz.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.