O “Encontro” da última terça-feira (27) falou sobre estupro, e Fátima Bernardes foi surpreendida com o relato da atriz Helena Fernandes, que contou ter sofrido vários abusos durante a sua adolescência.
No ar em “Bom Sucesso”, Helena tocou no assunto durante a participação de Sheylli, uma mulher que faz parte de uma rede de ajuda para pessoas que sofreram estupro. Após a sua fala, a atriz pediu espaço e revelou: “Vivi isso na minha adolescência. Eu tinha 14 anos. E não foi uma vez, foram várias vezes. E dentro da minha casa, que é um lugar que você teria que se sentir segura”.
A famosa destacou que o grande trauma está em não poder compartilhar o fato com alguém. “O trauma é você não poder compartilhar, é você esconder como se você tivesse feito alguma coisa errada. Quando, na realidade, a gente precisa falar, colocar isso para fora, porque não é uma culpa nossa”, desabafou.
“Quando você é adolescente, você já elabora um pouco melhor, mas, muito jovem, é muito difícil ter essa compreensão do abuso”, completou.
Questionada pela apresentadora, a artista afirmou que não teve apoio da família. “Vim de uma família muito pobre e muito desestruturada, então era muito difícil… E sou uma pessoa mais agressiva, mais impulsiva, então a minha defesa é o ataque, desde jovem. Saí de casa com 15 anos. Comecei a trabalhar, tinha dois empregos, estudava à noite. Então, coloquei isso em um outro lugar. Para mim, não foi um problema, porque minha mãe era uma pessoa doente, literalmente. Não adiantava esse diálogo e ela era a única pessoa que eu poderia falar”, contou.
Em seguida, Helena Fernandes pediu que o assunto fosse falado mais abertamente pela sociedade. “Até hoje, não se fala de estupro, abuso sexual com clareza. Vivemos em uma sociedade machista, doente e tóxica. Ainda hoje, o homem acha que a mulher, porque decidiu colocar uma roupa mais ousada, isso dá o direito a ele de abusar da mulher. E a pessoa abusada, ela não tem coragem de falar, e, por não falar, cria o trauma”, comentou.
“Honestamente, acho que se eu sou o que sou hoje, como eu penso o mundo e como educo os meus filhos, trazendo todas essas experiências. E sou uma pessoa que nasci e tenho um pacto com a felicidade, graças a Deus”, finalizou.
Fátima Bernardes, visivelmente emocionada, mandou um recado para a convidado: “É uma necessidade você falar para os outros, para que as outras pessoas se identifiquem. Quando você fala isso, quando vocês olham para a câmera e fala isso, várias outras pessoas de alguma maneira também estão se sentindo representadas”.
Fátima Bernardes elogia Michelle Loreto e a deixa sem graça
Fátima Bernardes surpreendeu Michelle Loreto e a deixou sem graça ao fazer um elogio sobre a aparência da apresentadora do “Bem Estar”, que desde abril deste ano foi transformado em um quadro dentro do “Encontro”.
Ao chamar a jornalista dos estúdios da Globo em São Paulo, a namorada do deputado federal Túlio Gadêlha se mostrou impressionada com a beleza da colega. “Nossa, está muito bonita você”, disse, surpresa. “Obrigada, nossa, que elogio!”, reagiu Loreto, levando a mão ao peito.
O momento aconteceu durante a edição do matinal desta quarta-feira (28), que comentou sobre a relação da genética com câncer, e contou com a participação de um médico, que dentre outros alertas falou sobre os alimentos que podem fazer bem a saúde e prevenir da doença.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].