Autor de “A Dona do Pedaço”, Walcyr Carrasco está sendo criticado por usar termos que promovem a “gordofobia” no texto da novela. O problema foi o fato de uma personagem dizer que tinha uma “adversária gorda”.
Chateado com a situação, o novelista reagiu e fez a seguinte declaração à revista Veja: “Descobri que é errado dizer ‘gordo’, ‘gorda’… O que se faz é mudar palavras para retirar o suposto sobrepeso (não resisti, é sobrepeso mesmo) negativo”.
“Uma tendência forte no politicamente correto. É um vocabulário pasteurizado. Para tirar a carga negativa, não seria melhor simplesmente aceitar que as pessoas são o que são? Politicamente correto significa falar de um jeito mais bonitinho?”, questionou.
Em seguida, admitiu que ele mesmo tem barriga: “Creio que nunca a perderei [a barriga]”. E deixou claro que não é ruim ser gordo: “Fora os problemas de saúde causados pela obesidade? Pois bem. Não é”.
Por fim, disse que as críticas fazem parte de “uma nova ditadura em que as palavras são mascaradas. Falar diferente não emagrece. Gordice é gordice. Só que ninguém precisa sofrer por isso. Basta ser gordo e feliz”.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.