O Globo Repórter desta sexta-feira (11) vai festejar os 90 anos, mais de 75 deles dedicados à arte, de Fernanda Montenegro, que retorna ao cenário onde viveu alguns de seus papéis mais emblemáticos, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
VEJA ESSA
Desta vez, ela deixa de lado seus personagens e entra em cena como ela mesma para uma entrevista especial para o repórter Edney Silvestre. A aniversariante do dia 16 de outubro relembra memórias da infância e da carreira, o começo no teleteatro e a estreia nos palcos, que sempre foram uma extensão de sua casa.
Com entusiasmo, recorda momentos do primeiro emprego, como locutora na Rádio MEC, e seus primeiros passos na dramaturgia brasileira. O nome de batismo, Arlete Pinheiro, virou o Fernanda Montenegro que a consagrou. A escolha não foi por acaso.
“Acho Fernanda engraçado e o Montenegro, forte, imponente. Tinha um médico da minha família que chamávamos de ‘Doutor Montenegro’ e isso sempre ficou na minha cabeça. Já Fernanda achava um charme, com uma pegada francesa”, conta.
Fruto de seu casamento com Fernando Torres, Fernanda Torres seguiu os passos dos pais e participa do programa com um depoimento cheio de carinho. Para ela, a mãe tem qualidades únicas quando o assunto é comprometimento com o trabalho e a mania de detalhar e desenvolver cada cena para chegar perto da perfeição.
A equipe do Globo Repórter ainda resgata nos arquivos do jornal O Globo a primeira crítica à atriz. A nota escrita por Gustavo Doria, em 1950, ressalta o que virou rotina nos anos seguintes: “E essa jovem surpresa que é Fernanda Montenegro, que a bem dizer, rouba todas as cenas onde aparece”.
Nordeste com reportagem especial
Para os estados da região Nordeste, o Globo Repórter exibe nesta sexta-feira, dia 11, um especial sobre Irmã Dulce, que será canonizada no Vaticano no domingo, dia 13.
O programa passa por lugares onde ela viveu, relembra histórias de sua trajetória e mostra o impacto que teve na vida de diversas pessoas. Para esta região, o Globo Repórter sobre os 90 anos de Fernanda Montenegro será exibido no dia 18 de outubro.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.