Atriz da Globo, Leandra Leal surpreende e divulga sua redação do Enem

Leandra Leal

Leandra Leal fez questão de fazer o texto (Imagem: Reprodução / Instagram)

Atriz da Globo, Leandra Leal surpreendeu os seguidores e fez questão de fazer sua própria redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), por considerar o tema pertinente.

Em seu perfil no Twitter, a famosa mostrou que escreveu, com suas palavras, uma dissertação nos padrões do exame sobre a “democratização do acesso ao cinema no Brasil”, e fez questão de divulgar.

“Mais alguém aqui é nerd a ponto de rabiscar a redação pro Enem enquanto espera a hora de sair de casa?”, questionou, antes de publicar o print com o texto, que começa criticando a lógica capitalista.

“O cheiro da pipoca indica que logo o filme vai começar, mas não para todos. Dados do IBGE apontam que apenas 10% das cidades brasileiras têm salas de cinema”, iniciou a atriz.

“A lógica do mercado segregou o espectador, gerou uma desproporcional concentração de exibidores em grandes centros comerciais e elitizou o acesso. Portanto, há um vasto Brasil sem a possibilidade de ir ao cinema”, disse ela.

“Editais cancelados, temas proibidos, censura, insegurança jurídica e baixo apreço do poder público à produção nacional mostram que o país está na contramão das boas práticas de democratização e acesso à cultura”, afirmou no corpo do texto.

A solução sugerida por Leandra Leal foi que o Ministério da Cultura seguisse o exemplo da França, Alemanha e Estados Unidos, que incentivam à sétima arte graças aos programas de fomento.

“Isso deve ser feito através de editais que possibilitem a realização de filmes em todo território brasileiro, narrativas que ofereçam novos pontos de vista e que explorem temáticas relevantes à nossa cultura”, sugeriu.

“Pode também incentivar empresas que criem e abracem salas no interior do Brasil e reduzir impostos para a produção e o espectador “, finalizou, arrancando elogios dos seguidores.

Confira:

Lucas Medeiros
Escrito por

Lucas Medeiros

Redator Publicitário e Gestor de Marcas. Formado em Comunicação Social pela UFRN, escreve desde 2011 sobre o universo televisivo, séries, filmes e novas mídias de forma conectada com as tendências da atualidade.