Em lançamento de livro, Roberto Cabrini relembra carreira e revela momento emocionante

Roberto Cabrini

Roberto Cabrini conversou com o RD1 no lançamento do livro No Rastro da Notícia (Imagem: Divulgação)

O jornalista Roberto Cabrini lançou seu livro, No Rastro da Notícia, e recebeu a reportagem do RD1 para conversar sobre algumas histórias de sua carreira.

É um momento incrivelmente especial, pois a minha matéria-prima é gente. Eu faço isso com muita paixão, amor e dedicação. Receber toda essa energia e carinho, conta muito pra mim. É um momento muito especial do qual eu jamais vou me esquecer, todo esse carinho e reconhecimento. E eu sinto como se eu devesse a eles contar uma história de cada um deles“, começou Cabrini.

Eu penso que cada ser humano dá um livro e eu ver essas pessoas aqui que acompanham e usam o meu trabalho para se inspirar e fazer reflexão. Isso conta muito pra mim“, ressaltou, a respeito dos jornalistas convidados para o bate-papo.

Cabrini ainda falou, de maneira divertida, sobre a entrevista que deu à filha, Gabi Cabrini, repórter do Fofocalizando, do SBT.

Olha, foi bem diferente com toda certeza. Eu procurei dar entrevista que eu daria com o mesmo carinho e com a mesma consideração para qualquer profissional, mas, evidentemente, que eu fico muito orgulhoso, afinal de contas, ela sempre acompanhou toda a minha carreira e ver a minha filha tomando os primeiros passos no jornalismo é algo, sem dúvida alguma, inesquecível. Ainda mais em um momento como este, momento do livro e com a filha dando os primeiros passos. É um momento que eu jamais vou me esquecer“, salientou o apresentador do Conexão Repórter.

Indagado sobre ter noticiado a morte do piloto Ayrton Senna com a frase: “Morreu Ayrton Senna da Silva“, Cabrini revelou que este foi um dos momentos mais complicados de sua carreira.

Foi, sem dúvida, um dos momentos mais difíceis, porque eu era amigo dele como outras pessoas também eram. Eu tive a missão e o privilégio de cobrir todos os passos do Ayrton Senna. Eu aprendi muito com ele, que tinha uma consideração diferenciada por mim. Eu só consegui fazer o meu trabalho porque você se concentra na sua missão jornalística e isso faz com que você contenha a sua emoção. A ficha caiu dias depois. Eu fiquei muito triste, tanto que, pouco tempo depois eu deixei de fazer a Fórmula 1. Pra mim, não fazia mais sentido. Eu achei que eu tinha cumprido uma etapa da minha carreira porque o Senna foi algo muito grandioso. Foi um divisor de águas“, classificou o jornalista.

Uma reportagem que eu fiz e que me marcou profundamente, foi uma entrevista que eu fiz com uma doente terminal chamada Rosa e que passou uma mensagem sem precedentes sobre a sabedoria de se encarar a finitude“, contou Roberto Cabrini.

Eu tinha perdido, há pouco tempo, minha mãe, e eu parti da seguinte pergunta: ‘O que significa, para o ser humano, se deparar com os últimos momentos da sua vida?’ e ela o fez com bastante alegria. Ela fez as pessoas do Brasil inteiro encararem a morte de uma forma positiva e não há um dia que eu não pense e que eu não me inspire nessa mulher maravilhosa e de muita luz chamada Rosa“, prosseguiu.

Sobre todos os anos de jornalismo investigativo, Cabrini falou sobre a importância da profissão como benefício para a vida das pessoas.

O jornalismo só vale se for para beneficiar a vida das pessoas de alguma forma. Seja por meio de exemplo, para se fazer justiça, através da promoção de esclarecimento. O jornalismo é um sacerdócio e é também um privilégio. E é, antes de tudo, uma missão que você sempre para com seus semelhantes“, ressaltou.

O jornalista tem como objetivo mostrar de uma forma que as pessoas aprendam algo, que tenha algo positivo nisso“, finalizou.

Confira:

Roberto Cabrini

Roberto Cabrini fooi entrevistado pela filha, Gabi Cabrini, repórter do Fofocalizando (Imagem: Divulgação)

https://www.instagram.com/p/B47ZnZGpIjR/

https://www.instagram.com/p/B42fs04pt3F/

https://www.instagram.com/p/B47Zbvap-pk/

https://www.instagram.com/p/B47ZYnIJTvP/

https://www.instagram.com/p/B47ZWh-pjs1/

https://www.instagram.com/p/B47ZSUIpNck/

https://www.instagram.com/p/B47ZKT5p5dC/

https://www.instagram.com/p/B47ZCDAJCNO/

https://www.instagram.com/p/B47Yb6CJvE1/

https://www.instagram.com/p/B47YVJqppI0/

https://www.instagram.com/p/B47YRsfpAKp/

https://www.instagram.com/p/B423AehJGnp/

https://www.instagram.com/p/B42fKMipkHN/

Reuber Diirr
Escrito por

Reuber Diirr

Reuber Diirr é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do 17º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta (Globo ES), teve passagens pela Record News ES, TV Gazeta ES e RedeTV! SP. Além disso, produz conteúdo multimídia para o Instagram, Twitter, Facebook e Youtube do RD1. Acompanhe os eventos com famosos clique aqui!