A 2ª Vara Criminal Federal em São Paulo indagou ao Ministério Público sobre a prescrição do processo criminal de lavagem de dinheiro e outros delitos contra o bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus, quatro meses antes da data do vencimento para o julgamento da sentença.
VEJA ESSA
Segundo informação do jornal Folha de S. Paulo, a decisão da ação aconteceu no último dia 29, dez dias depois da Agência Publica revelar que a causa na qual também tem o bispo João Batista como réu já havia sido perdida ainda em setembro.
A sentença foi proferida pela juíza Silvia Maria Rocha, titular da vara que reconheceu que o prazo legal para a aplicação das penas tinha chegado ao fim, mas sem justificar o atraso no julgamento.
“Neste particular, registro que, ainda que assim não fosse, o próprio órgão acusador pugnou pela absolvição dos referidos réus no que tange à lavagem de dinheiro”, afirmou ela na decisão.
Edir Macedo foi enquadrado em outros dois crimes, além de lavagem de dinheiro com pena máxima de 10 anos e prazo prescricional, de 16 anos. Os crimes de evasão de divisas e associação criminosa foram prescritos através da vara federal, sendo o de falsidaade ideológica reconhecida logo no começo do processo, ainda em 2011.
Procurada pela Folha, a Igreja Universal, disse, por meio de nota, que as acusações no processo criminal são equivocadas. “Tão equivocadas que, em sentença de 29/10/19, a juíza responsável absolveu os réus na ação proposta pelo Ministério Público Federal (MPF). A magistrada decretou que o MPF não conseguiu provar as afirmações que fez.”
“Perseguido, fiscalizado e investigado como acontece há mais de 30 anos, mais uma vez a verdade prevalece e o Judiciário inocenta de acusações mentirosas o Bispo Edir Macedo e outros oficiais e membros da Universal”, continuou o texto.
O bispo João Baptista e a juíza Silvia Maria Rocha não quiseram se pronunciar sobre o caso.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.