Lançando livro, Tia Má fala sobre relacionamento abusivo

Tia Má

Tia Má irá lançar o Como se Livrar de Um Relacionamento Ordinário (Imagem: Divulgação / Magali Moraes)

Lançando nesta terça-feira (10) o livro Como se Livrar de Um Relacionamento Ordinário, Maíra Azevedo, mais conhecida como Tia Má, falou em entrevista à coluna de Leo Dias, do UOL, sobre relacionamento abusivo, mesmo assunto que trata em sua obra.

“Vivi várias relações abusivas, nenhuma que tivesse tido violência física. Eu percebi que estava vivendo uma relação tóxica pela forma que eu ficava apreensiva, com medo, tensa, da forma como estava falando. Até que um dia, eu namorava um cara que comentou da forma que eu andava e eu tentei caminhar de outra maneira. Mas aí comecei a sentir dores nos pés. Ali eu percebi que não tinha mais que me sujeitar aquilo e consegui sair“, iniciou Tia Má.

Não é algo que todos fazem, alguns precisam de ajuda psicológica, mas no meu caso eu saí e comecei a escrever as minhas angústias. A escrita é uma forma de me desvencilhar das coisas que não me servem mais”, contou a jornalista.

Aconselhando como uma pessoa pode sair de um relacionamento como esse, a escritora disse: “É clichê, mas é verdade: ouça a voz do seu coração! Mas também os comentários ao seu redor. Quando você está numa relação tóxica, quem está perto começa a sinalizar e você perde um pouco do seu brilho e honradez”.

“É importante levar em consideração, mas também notar a forma como você reage quando fala com a pessoa: quando aquela pessoa conversa com você, seu coração dispara? É de emoção, medo ou receio? Você tem medo de encontrar ou ficar sozinha com essa pessoa? Você deixa de fazer algo para agradar essa pessoa? Você já deixou de sair para que essa pessoa não ficasse de mau humor? É fundamental que a gente leve essas coisas em considerações. É aí que você vai perceber se está vivendo ou não um relacionamento abusivo”, completou.

Sobre o livro, Tia Má explicou: “Quando comecei a postar vídeos falando de empoderamento feminino, que elas têm que se libertar de relacionamento abusivo, dizendo que elas não tinham que se sujeitar a qualquer coisa, recebi muita mensagem pedindo para escrever um livro. Mas eu não me sentia preparada, até que tomei a decisão de compartilhar minhas histórias e como consegui superar cada uma delas”.

Esse não é um livro de autoajuda, mas de troca de informações onde todo mundo pode ter a sensação de estar conversando com uma amiga ou vai se reconhecer nele”, afirmou.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.