Morreu nesta sexta-feira (27), aos 72 anos, o artista plástico, cartunista, desenhista e pintor Daniel Azulay, estrela de programas infantis das décadas de 1970 e 1980. De acordo com informações do portal G1, Azulay estava internado há duas semanas no CTI da Clínica São Vicente, Gávea, Rio de Janeiro. Ele lutava contra uma leucemia e foi contaminado pelo coronavírus.
VEJA ESSA
A página oficial de Daniel no Facebook ratificou: “Com extremo pesar comunicamos que nosso querido Daniel Azulay faleceu hoje à tarde no Rio de Janeiro. Ele estava tratando uma leucemia e contraiu coronavírus. Sua alegria continuará em todos nossos corações para sempre. Faremos rezas virtuais para ele nos próximos dias em virtude do isolamento. Daniel, Te amamos!”.
Nascido no Rio, em 30 de maio de 1947, Daniel Azulay formou-se em Direito. Mas foi com cartuns e histórias em quadrinhos que ele ganhou notoriedade, ainda na época da faculdade. Nos anos 1970, criou a Turma do Lambe-Lambe, que o acompanhou nas atrações que apresentou na Band e na TV Educativa – hoje TV Brasil.
Tais projetos eram centrados na alfabetização e na conceituação de temas como meio ambiente e sustentabilidade. Na última década, Azulay atuou em projetos da TV Cultura e do braço desta nos canais fechados, a TV Rá-Tim-Bum. Também desenvolveu projetos como Soprinho e sua Turma, utilizados para transmitir informações sobre álcool e direção às crianças, na Operação Lei Seca do RJ.
Na web, vários famosos se despediram de Daniel. Casos dos jornalistas Flávio Fachel, Gerson Camarotti e Luiz Megale, do ator e roteirista Marcius Melhem, do ator e empresário Antonio Tabet e da atriz Lisandra Souto – que trabalhou com ele em programas infantis.
Confira:
Morre Daniel Azulay, vítima de coronavírus, aos 72 anos. https://t.co/xwYvBQJKMa
— flaviofachel (@flaviofachel) March 28, 2020
Que notícia triste! Minha geração aprendeu a desenhar e pintar com Daniel Azulay. https://t.co/t7s27yNG0t
— Gerson Camarotti (@gcamarotti) March 28, 2020
Morreu um dos meus ídolos. Daniel Azulay. Esse cara, pela TV, ajudou a despertar meu gosto por desenhar. Obrigado, meu velho! pic.twitter.com/KTisJZwn9v
— Luiz Megale (@lmegale) March 28, 2020
Daniel Azulay: o ídolo que virou um amigo. Um doce amigo. Partiu hoje também por culpa do Corona, essa doença que só um irresponsável pode chamar de “gripezinha”. Obrigado por tudo, Daniel. ❤️
— Marcius Melhem (@omarciusmelhem) March 28, 2020
Uma pena. Daniel Azulay ajudou a educar uma geração com talento, amor e ternura. Substantivos pouco valorizados nos dias de hoje. Força para a família. https://t.co/PZvtnM4Emu
— Antonio Tabet (@antoniotabet) March 28, 2020
https://www.instagram.com/p/B-Qk-HgAwFE/
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.