Em crise, igrejas ameaçam rescindir com emissoras e pedem desconto no aluguel

Igrejas

Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial, disse que pode “quebrar” por conta da crise do novo coronavírus, assim como outras igrejas (Imagem: Reprodução / YouTube)

A crise econômica instaurada devido à pandemia do novo coronavírus não tem perdoado nem os setores religiosos, chegando até nas igrejas. Sem os seus fiéis, pela pausa nos cultos por causa do isolamento social e da recomendação de evitar aglomerações, ocasionando os templos vazios, os líderes tem se mostrado preocupados com os efeitos das paralisações e a queda de receita dos seus negócios.

De acordo com a coluna de Ricardo Feltrin, do UOL, a reação entre estes representantes da fé não tem sido muito diferenciada. Pastores, como Silas Malafaia, têm cobrado ao presidente Jair Bolsonaro o fim da quarentena ou até mesmo um relaxamento das recomendações de confinamento para que suas igrejas possam ser abertas novamente.

Outros religiosos, entretanto, tomam decisões drásticas para conter o rombo nos seus faturamentos, como a demissão massiva dos seus funcionários dentro de veículos de comunicação. Casos da Igreja Renascer e da Mundial, que também tem apelado para doações online de seus seguidores.

Parte importante dos seus faturamentos, emissoras como Band e RedeTV! tem sentido acuadas com as ameaças feitas por esses líderes de rescindirem o contrato que mantem com elas, nas quais “arrendam” ou “alugam” horários na programação.

Com o prejuízo ocasionado pela crise, as igrejas propõe renegociar os valores pagos pela locação. Ainda segundo a publicação, emissários das igrejas Universal e Internacional já teriam pedido um desconto no pagamento relacionado ao aluguel.

A RedeTV!, que empresta seus horários para ambas congregações, deve ser a que mais vai sofrer no curto prazo. Enquanto a Band seria afetada em médio e longo prazo pelo maior montante da sua receita vir do pastor R.R.Soares; estima-se cerca de R$ 80 milhões anuais, além do arrendamento do canal 21 (UHF) para a Universal.

Demissões em massa também continuam sendo maneiras para driblar a crise, sendo a Rede Gospel, que pertence à Igreja Renascer e a RIT (Rede Internacional de Televisão), do pastor Soares, as mais afetadas, com várias dispensas nos últimos dias.

O apóstolo Valdemiro Santiago, da igreja Mundial, chegou a anunciar recentemente uma campanha para arrecadar doações com a meta de R$ 70 milhões, para que, segundo palavras do próprio religioso, evitar que a igreja dele “quebre”.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.