Jiraya: descubra algumas curiosidades sobre o incrível ninja japonês de sucesso no Brasil

Jiraya

Jiraya vem fazendo sucesso na tela da Band (Imagem: Reprodução)

Jiraya, O Incrível Ninja é um personagem que permeia a mentalidade das crianças, jovens e adultos – até mesmo quem sequer ouviu falar deste seriado japonês. O fato de ser um ninja mexe com a imaginação de muitas pessoas.

Jiraya retornou à tela da Band no último mês de março e tem feito uma legião de fãs [ninjas] voltarem aos tempos de pequenos samurais. Diante disso, vale destacar alguns curiosidades deste seriado que fez muito sucesso nos anos 1980 e 1990, pela Rede Manchete e, agora, pela tela da Band.

1 – A série, que no Brasil tem o nome de ‘Jiraya, o Incrível Ninja’, no Japão, se chama Sekai Ninja Sen Jiraiya. Por questões convencionais, a Toei Company decidiu batizar a série com o nome de ‘Ninja Olímpico Jiraiya’. O título, como disse, foi conveniente pelo fato de que em 1988, aconteciam as Olimpíadas de Seul, no mesmo ano da exibição do tokusatsu. Por conta disso, o personagem usava a sua “Espada Olímpica”.

Jiraya

Jiraya e sua Espada Olímpica (Imagem: Reprodução)

2 – O Incrível Ninja foi homenageado dentro do desenho Naruto? A resposta é não. O Jiraya de Naruto – desenho de ninjas aclamado mundialmente – não tem qualquer relação com o do seriado de TV. Embora ambas as personagens tenham origens ligadas ao folclore japonês, o ninja de Naruto é inspirado em uma lenda japonesa antiga e com as mesmas referências que deram origem ao ninja do tokusatsu.

Jiraya de Naruto

O Jiraya de Naruto não foi uma homenagem, mas ambos têm ligação (Imagem: Montagem/RD1)

3 – Masaaki Hatsumi, que vive Tetsuzan Yamaji, mais conhecido como “Velho”, é mestre de artes marciais na vida real. O ator de 88 anos (2 de dezembro de 1931) é o criador da Organização Bujinkan, que é um estilo de treinamento ninjutsu realizado dentro e fora do Japão. Masaaki Hatsumi ainda dá aulas e tem adoradores e alunos no Brasil.

Jiraya

Masaaki Hatsumi fez o “Velho”, em Jiraya (Imagem: Reprodução)

Masaaki Hatsumi está com 88 anos (Imagem: Reprodução)

4 – O jovem Manabu, interpretado no seriado pelo ator Takakumi Hishimoto, virou um Power Ranger. Após terminar as gravações do seriado ninja, Takumi voltou aos tokusatsus, em 1992, como o Ranger Amarelo no seriado Zyruranger, na pele da personagem Boi. No ocidente, Zyruranger acabou virando a primeira temporada de Power Rangers e a personagem de Takumi virou mulher (Trini).

Manabu

Takakumi Hishimoto, o Manabu, virou ranger (Imagem: Reprodução)

5 – Dentro da história do ninja Jiraya existe uma estrangeira. A personagem de nome Katherine, que faz uma ninja oficial da polícia francesa, ganhou vida na pele da atriz Dorothée. A participação da atriz, nos episódios 29, 31 e 40, foi uma forma usada pelo seriado para chamar a atenção de outros fãs em diversos países que não do Japão.

Katherine

Katherine foi vivida por Dorothée, em Jiraya (Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução/Youtube)

6 – Após ser aclamado pela série, anos depois, Jiraya retornou, mas aos cinemas. O guerreiro de artes marciais deu o ar de suas habilidades no filme Kyruranger vs. Space Squad, em 2018. Vale relembrar, no entanto, que o ninja fez outras participações em diversas ocasiões. Jiraya marcou “presença” – pelo menos seu uniforme – no Super Sentai vs. Kamen Rider, chamado de Super Hero Taisen Z. Em 2015, Toha Yamaji, o Jiraya, retornou no seriado Ninninger, interpretando o Ninja Olímpico, para delírio dos fãs.

Jiraya retornou no seriado Ninninger (Imagem: Reprodução/Youtube)

7 – Lembram da Rita Repulsa, de Power Rangers? Ela tem ligação com Jiraya! Ocorre que tanto o seriado ninja quanto o de Zyruranger – Power Rangers no Ocidente – tiveram Machiko Soga, atriz que deu vida à vilã. Em Jiraya, Machiko viveu Aracnin Morgana e a bruxa Bandora, em Zyuranger. Quando Power Rangers ultrapassou os limites do Japão, Machiko não teve adaptações como as que aconteceram no resto do seriado. As cenas da bruxa foram somente dubladas e, no Brasil, a personagem virou Rita Repulsa.

Machiko Soga

Machiko Soga viveu uma bruxa em Jiraya e Rita Repulsa, em Power Rangers (Imagem: Reprodução)

Machiko Soga viveu Rita Repulsa, em Power Rangers (Imagem: Reprodução)

8 – Dando vida ao Ninja Jiraya, Takumi Tsutsui já marcou presença em alguns tokusatus e diversas séries na TV. O ator esteve em seriados como Ultrasevem, Winspector e Kamen Rider Ghost, além de outros. O ator vem ao Brasil com frequência participar de eventos ligados o mundo dos animes. Em uma dessas vindas ao Brasil, Takume e Takakumi Hishimoto, o Manabu, foram entrevistados por Danilo Gentili.

Takumi Tsutsui

Takumi Tsutsui é conhecido em outros tokusatsus (Imagem: Reprodução)

9 – Na onda de Metal Heros, Jiraya é considerado e reconhecido um verdadeiro herói de metal – designação utilizada para esta leva de super heróis que usavam armaduras metalizadas. Embora com um jeito atípico, o ninja japonês (pleonasmo não detectado!) é configurado na mesma categoria que Jiban, Gavan, Shaider e Sharivan. O diferencial é que Jiraya não usa as os mesmos recursos que os citados, que usam e abusam da tecnologia (da época).

Metal Hero

Metal Heros: Janperson, Jiraya, Jiban, Gavan, Exceedraft, B-Fighter e B-Fighter Kabuto (Imagem: Reprodução/Twitter)

10 – Jiraya ficou tão popular no Brasil que virou quadrinhos. A série ganhou vida de forma exclusiva, no Brasil, em historinhas de gibis. Tudo aconteceu pelas mãos da Editora Ebal que publicou alguns números em revistinhas (o mesmo foi feito com Jaspion, como já falamos aqui no RD1). As histórias, vale destacar, eram de criação 100% brasileiras.

Jiraya

Jiraya virou quadrinhos no Brasil (Imagem: Reprodução)

O ninja Jiraya em gibi (Imagem: Reprodução)

Reuber Diirr
Escrito por

Reuber Diirr

Reuber Diirr é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do 17º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta (Globo ES), teve passagens pela Record News ES, TV Gazeta ES e RedeTV! SP. Além disso, produz conteúdo multimídia para o Instagram, Twitter, Facebook e Youtube do RD1. Acompanhe os eventos com famosos clique aqui!