A maioria das novelas que o Globoplay promete hospedar já foram exibidas pelo Canal Viva. Dos 47 títulos veiculados na TV por assinatura, apenas quatro ficaram de fora da lista divulgada pelo serviço de streaming: Água Viva (1980), Despedida de Solteiro (1992), Cambalacho (1986) e Mulheres de Areia (1993). Tais ausências chamaram a atenção da comunidade noveleira.
VEJA ESSA
Em contato com a coluna, o Globoplay informou que “as novelas que foram citadas são algumas das cerca de 50 que já estão em processo de resgate. E esse número é só para o começo deste projeto. Ainda teremos outras tramas, mas isso demanda tempo para mapeamento e digitalização. Assim que tivermos outras novidades, vamos divulgar”.
A partir desde posicionamento, é possível concluir que a plataforma on-demand oferecerá tanto os folhetins citados acima, quanto outras produções que fizeram história na TV. Os lançamentos devem ocorrer a cada duas semanas. A ação teve início com A Favorita (2008), novela liberada na última segunda-feira (25); Tieta (1989) deve ser o próximo título, no ar em 8 de junho.
Progresso
Neste sábado (30), a Globo passou a exibir uma nova chamada do Globoplay, com duas das tramas resgatadas pelo Viva, então ausentes dos primeiros anúncios.
Água Viva, de Gilberto Braga, trata da vida da classe média à beira-mar a partir dos conflitos dos irmãos Nelson (Reginaldo Faria) e Miguel Fragonard (Raul Cortez), em disputa por Lígia (Betty Faria). O folhetim debate empoderamento feminino através de personagens como Janete (Lucélia Santos), Stella Simpson (Tônia Carrero) e Sueli (Ângela Leal), além dos modismos daquele início de década, como o topless e o windsurf.
Cambalacho, de Silvio de Abreu, aborda a luta de Naná (Fernanda Montenegro) para sustentar seus filhos adotivos. Com o auxílio do parceiro Jejê (Gianfrancesco Guarnieri), ela aplica um golpe no milionário Antero (Mário Lago), que a reconhece como filha – para terror da jovem viúva Andréia (Natália do Vale). A comédia é sempre associada à icônica Tina Pepper, defendida por Regina Casé.
Fica agora a expectativa para Despedida de Solteiro e Mulheres de Areia, originalmente veiculadas em sequência às 18h . ‘Despedida’, de Walther Negrão, destaca a ressocialização de quatro amigos condenados por um crime que não cometeram; ‘Mulheres’, de Ivani Ribeiro, focaliza os conflitos das gêmeas de personalidades distintas Ruth e Raquel (Gloria Pires).
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.