Erasmo Viana foi alvo de uma nova polêmica no Instagram. O marido de Gabriela Pugliesi compartilhou um post em apoio aos protestos antirracistas, que ganharam força após a morte do norte-americano George Floyd, mas a web não gostou da manifestação e acusou o empresário de praticar racismo estrutural.
VEJA ESSA
A polêmica começou por causa do seguinte texto: “Tive a oportunidade quando tinha 17 anos de fazer parte da Banda Psirico onde 98% dos músicos eram pretos, mas sempre fui tratado como irmão por todos. Em suma, queria mostrar minha indignação por todos esses acontecimentos em pleno século 21, onde a diferença de melanina na pele é vista como indiferença pelos brancos. Lamentável. Fica aqui todo meu apoio pela causa”.
“Vejo racismo na forma que escreveu o texto”, acusou uma seguidora. “Então você faltou a aula de interpretação de texto na escola”, criticou Erasmo. Outros reagiram questionando o conteúdo da publicação, alegando que continha frases racistas.
Após a onda de ataques que sofreu, Erasmo apagou a mensagem e percebeu que o texto soou “um pouco com racismo estrutural enraizado” e afirmou: “Acabei fazendo um post falando com algumas palavras que talvez… Talvez, não. Que soaram um pouco com racismo estrutural enraizado, que nem eu mesmo sabia. E, por conta disso, eu fui buscar informação, fui ler, foi ver o Instagram de algumas pessoas e entender um pouco melhor porque estavam falando aquilo”.
“Acho que está sendo muito esclarecedor tudo isso que está acontecendo”, opinou. “Às vezes, um erro sem querer que a gente faz, acaba nos ajudando de outra forma. Então, para mim foi um aprendizado muito grande entender um pouco mais sobre racismo estrutural, se colocar no lugar dos negros, que é muito difícil a gente, como branco, querer falar sobre isso”, assumiu.
“Tem que ter muita cautela. Mas, para mim, foi muito enriquecedor esse diálogo, esse assunto que está tendo, porque pude me informar mais e agora ter mais precaução e empatia com os negros”, finalizou o influenciador.
Confira:
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].