O Porta dos Fundos decidiu pedir desculpas após a divulgação de um vídeo que acabou sendo considerado gordofóbico. A postagem repercutiu e até famosos se pronunciaram, como Fabiana Karla, que detonaram a gravação.
VEJA ESSA
No vídeo, chamado de Teste de Covid, uma pessoa obesa é ridicularizada pelo fato de não ter se contaminado com o coronavírus “por ter um corpo podre”.
Após a repercussão negativa, o grupo de humor retirou o esquete do ar e, através de uma live, pediu desculpas pelo conteúdo desrespeitoso com as pessoas gordas. Fábio Porchat, então, conversou com as influenciadoras Alexandra Gurgel e Bianca Barroca e falaram sobre o assunto.
Além de Fabiana Karla, Leandro Hassum também teceu críticas ao grupo. “Eu fico perplexa com a ignorância de ainda associarem um corpo gordo a doença e a desleixo. Aí você me fala ‘ Obesidade é doença’ e eu te digo ‘É!’. Mas que tipo de pessoa, então, ri de doente? Com problemas cardíacos, câncer… É isso que chamam de arte?”, disparou a atriz.
“Eu nunca fiz apologia à gordura e nunca farei. É irresponsável. Essas pessoas que escrevem piadas gordofóbicas são as mesmas que falam em empatia na internet e sobem hashtags nas redes sociais, mas escorregam em algo que pode afetar seriamente o psicológico de muita gente”, completou a global.
Hassum disparou: “Só gostaria de dizer que uma piada não pode ficar acima de um balde de lágrimas. Só se forem lágrimas de alegria. Um abraço respeitoso e carinhoso para meus colegas que reconheço o talento e qualidade mas…erraram na mão. De coração amo vcs mesmo… morro de rir. Vocês merecem todo sucesso que tem. São batalhadores, inteligentes e atuais. Por isso me espantou um piada tão velha”.
Na live, Porchat afirmou: “Cada um escreve o roteiro e leva para uma reunião, para uma leitura coletiva. A gente ouviu, leu junto e o mais curioso foi que ninguém ficou com o pé atrás, porque não havia indicação de ator. Então a piada central era uma pessoa com o organismo tão podre que nem o vírus iria querer ficar lá dentro”.
“Não importa se você teve a intenção ou não, o que importa é que aquilo passou. No meio do caminho, alguma coisa torta atrapalhou. Não precisa querer ser racista, por exemplo, para ser. A gordofobia é muito forte e já está na cabeça de todo mundo”, acrescentou ele.
Questionado por Bianca, ele também lembrou de outros vídeos do canal. “O Porta dos Fundos já fez vídeos em que o gordo era a piada central. O nome do nosso primeiro vídeo é ‘Traveco na firma’. A gente jamais falaria isso hoje. Acreditamos que estamos em uma constante evolução. A mesma coisa com a gordofobia, essa conversa é uma ótima discussão para que a nossa luta não seja seletiva”, disse ele.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.