A onda coreana na Globo: canal surpreende com decisão dupla

A Globo resolveu entrar de vez na febre dos doramas e surpreendeu o público com uma decisão dupla que marca uma virada estratégica na sua programação.

Globo
Globo prepara produção inspirada em doramas (Imagem: Reprodução / Globo)

Nesta segunda-feira (5), a emissora exibiu na Sessão da Tarde o primeiro episódio do K-Drama sul-coreano Doce Engano, e o movimento não é pontual. A emissora também encomendou um dorama brasileiro ao autor Walcyr Carrasco, com estreia prevista para o Globoplay.

A trama de Doce Engano, já disponível na íntegra na plataforma de streaming da Globo, mistura suspense, drama e ação, e foi a escolhida para apresentar o formato ao grande público da TV aberta.

A história gira em torno de Ro-Eum (Chun Woo-Hee), uma jovem injustamente presa por dez anos após ser acusada de matar os próprios pais. Libertada graças ao advogado Moo-Young (Kim Dong-Wook), ela parte numa missão de justiça contra uma organização criminosa disfarçada de escola.

Desejo da Globo envolvendo doramas

Além da exibição pontual, a emissora já trabalha em um projeto nacional inspirado nos doramas coreanos, que terá 60 capítulos e será testado no Globoplay.

Segundo o Notícias da TV, se a produção for bem recebida, poderá até substituir o tradicional Vale a Pena Ver de Novo na faixa das 17h30 — horário que já foi ocupado por Malhação por mais de duas décadas.

O projeto está nas mãos de Walcyr Carrasco, responsável por sucessos como Verdades Secretas e Amor à Vida. Ele trabalha na sinopse do dorama enquanto finaliza uma proposta para substituir a novela Três Graças, de Aguinaldo Silva, em 2026.

Enquanto o dorama brasileiro não chega, a Globo aposta em títulos coreanos originais como forma de testar o apelo junto ao público e fidelizar uma nova audiência, especialmente jovem e conectada com a cultura pop asiática.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]