Ação da Globo faz Conmebol criar cláusula para proteger a Libertadores

Libertadores
Conmebol trabalha para não perder acordos durante a Libertadores (Imagem: Reprodução / Conmebol)

A Conmebol está preocupada com o futuro da Libertadores na TV aberta do país e do exterior. Por causa disso, a entidade vai se proteger de uma nova Globo e lançar no novo ciclo de contratos do torneio uma cláusula que proíbe a rescisão.

Quem vai pagar o pato em caso de rompimento no meio do contrato é a agência FC Diez Media. É ela quem vai arcar com qualquer prejuízo financeiro da entidade sul-americana, de acordo com o Notícias da TV.

A instituição espera não ter mais problemas como no ano passado, com as rescisões dos acordos com a Globo e DAZN.

Por fora, a FC Diez Media vai promover algumas mudanças nos critérios e na avaliação antes da venda dos direitos de transmissão da Libertadores e da Copa Sul-Americana.

Pensando nisso, a agência responsável pela negociação com os veículos de comunicação vai abrir a licitação da Sul-Americana no mesmo período da Libertadores.

A Conmebol vai considerar o tempo dedicado pelas emissoras aos campeonatos na grade de programação, não só durante os jogos, mas dentro dos programas esportivos e telejornais.

Com isso, a entidade quer priorizar quem vai falar mais sobre os campeonatos, principalmente antes e depois da final.

É algo que beneficia a Globo, que não vê problema em derrubar a sua programação para o evento, principalmente pelo canhão que representa o SporTV e seu canal na TV aberta.

Globo e SBT na disputa

O SBT é o atual detentor dos direitos de transmissão da Libertadores, mas entende que vai enfrentar uma guerra antes de conseguir a renovação do acordo.

A Globo, por outro lado, quer de volta o torneio por um preço justo. A Conmebol vai definir os donos dos direitos de transmissão até a primeira quinzena de abril do ano que vem.

O contrato será válido a partir de 2023, com prazo até 2026. Enquanto na TV aberta a briga se resume aos dois canais, na TV paga a disputa vai ser entre Disney e WarnerMedia.

Gostou do conteúdo? Siga @rd1oficial no Instagram e RD1.com.br no Facebook para acompanhar as últimas notícias dos famosos.

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›