Acordo entre Globo e Disney rompe tradição do Carnaval da Bahia

Globo
Acordo entre Globo e Disney promove saga Star Wars (Imagem: Divulgação)

Um acordo entre Globo e Disney vai romper com uma tradição na cobertura do Carnaval da Bahia. Diferentemente do que acontecia até o ano passado, a Rede Bahia, emissora local, não vai transmitir as apresentações de trios e blocos que agitam Salvador na tarde de domingo.

Explica-se: até 2019, em caráter excepcional, a exibição da Temperatura Máxima era facultativa no domingo de Carnaval. Este ano, porém, houve uma mudança de planos. A direção da Globo recomendou que a tradicional sessão de filmes fosse mantida em todas as emissoras da rede.

Trata-se de uma estratégia para promover Star Wars, uma das sagas que mais fascina os cinéfilos de plantão. O acordo entre Globo e Disney prevê a exibição de um especial do Zero1.

No programa, Tiago Leifert desembarca na Star Wars: Galaxy’s Edge. É a nova área Star Wars no Disney’s Hollywood Studios, no Walt Disney World Resort, na Flórida.

Acompanhado pelos atores Klebber Toledo e Camila Queiroz, o apresentador vai conhecer o planeta Batuu, espaço nunca antes visto nos filmes da saga. No caminho, eles fugirão dos Stormtroopers, serão salvos pelo Chewbacca e voarão a bordo da Millennium Falcon.

Depois, para seguir no clima, a Globo escalou o longa-metragem Star Wars: O Despertar da Força para a Temperatura Máxima. É a segunda vez que o filme é exibido em TV aberta.

Entreter e faturar: o acordo entre Globo e Disney

As evidências de que a promoção da saga Star Wars é fruto de um acordo entre Globo e Disney são reforçadas por meio da inserção de Branded Content no Zero1. Previsto no plano comercial, esse formato se caracteriza pela integração do conteúdo patrocinado à grade de programação.

Procurada, a Globo confirmou que “o programa especial do Zero1, que será exibido no próximo domingo, é uma parceria entre Globo e Disney Parks, que não envolve a Temperatura Máxima. Vale lembrar que, com relação à sessão de filmes, a programação das afiliadas não é facultativa”.

A cobertura do Carnaval pelo Brasil

Jéssica Senra
Jéssica Senra integrará equipe do Bahia Folia (Imagem: Reprodução / TV Bahia)

A coluna também teve o cuidado de questionar a TV Bahia sobre as faixas horárias em que haverá transmissão do carnaval de Salvador. Na quarta à tarde (19), recebeu da emissora a seguinte nota:

“O Carnaval de Salvador terá ampla cobertura na programação da Rede Bahia nos dias da folia, com flashes, boletins especiais, cobertura nos telejornais e transmissão durante à tarde. A equipe estará presente nos circuitos oficiais da festa e em diversos bairros da capital baiana. A programação será divulgada diariamente, através dos nossos canais de comunicação”.

Extraoficialmente, porém, a coluna apurou que a TV Bahia terá, em média, 90 minutos diários de hoje a terça-feira, na faixa localizada entre 15h e 18h30. A exceção fica para domingo. Por conta do acordo entre Globo e Disney, a cobertura ficará limitada a flashes nos intervalos.

A Globo Minas, por sua vez, vai se utilizar da faixa pós-Jornal Hoje no sábado, na segunda e na terça, para fazer cobertura local. No domingo, a transmissão acontece pela manhã, logo após o desfile das escolas de samba de São Paulo.

Assista a chamada:

Ao longo da semana, a reportagem tentou, por algumas vezes, contato com a Globo Recife, mas não obteve sucesso.

Adam Sandler ou futebol

Adam Sandler
Adam Sandler e Drew Barrymore em cena de Juntos e Misturados (Imagem: Divulgação / Warner Bros)

O sábado de Carnaval traz mudanças na programação da Globo. Em algumas praças, a rodada dos campeonatos estaduais foi antecipada. São os casos de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Nessas regiões, o Só Toca Top Verão começa às 14h, seguido do Caldeirão do Huck e do Futebol, às 16h30. Para as praças sem futebol, a grade também sofrerá ajustes para acomodar a Sessão de Sábado Especial.

Na prática, tanto o Melhor da Escolinha quanto o Caldeirão do Huck terão edições mais curtas. O filme escolhido foi a comédia Juntos e Misturados, que marca o reencontro cinematográfico de Adam Sandler e Drew Barrymore.

Na história, ele interpreta Jim, um viúvo que tem um encontro às cegas desastroso com Lauren, que se separou há pouco tempo devido à traição do marido. Depois do ocorrido, a última coisa que ambos desejam é voltar a se ver. Porém, isso irá acontecer durante uma viagem para a África.

Assista a chamada do filme:

Outras mudanças na programação

Nas noites desta sexta-feira e sábado, a Globo exibe os desfiles das escolas de samba de São Paulo para todo o país, exceto Rio de Janeiro, que acompanha os desfiles da Série A carioca.

As transmissões começam depois do Big Brother Brasil 20. A Globo não exibe o Jornal da Globo e o Corujão na sexta; e Via Brasil, Altas Horas, Supercine e Corujão no sábado.

No domingo, dia 23, o Big Brother Brasil vai ao ar após o Domingão do Faustão. A transmissão dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro começa logo após o Fantástico.

Não serão exibidos Domingo Maior, Cinemaço, Corujão e o Hora 1 e o Bom Dia Praça de segunda-feira. Na noite de segunda e madrugada de terça, estão cancelados Tela Quente, Jornal da Globo, Corujão, o Hora 1 e o Bom Dia Praça.

Nas tardes de segunda e terça-feira, a Globo exibe, somente para o Rio de Janeiro, os melhores momentos dos desfiles do Grupo Especial carioca após o Jornal Hoje, deixando de exibir o Se Joga nesta praça.

Na tarde de terça-feira, dia 25, a Globo exibe após o Jornal Hoje, apenas para São Paulo, os melhores momentos dos desfiles do Grupo Especial paulista, seguido da apuração. Neste dia, Se Joga, Sessão da Tarde e Vale a Pena Ver de Novo não serão exibidos para esta praça.

Na quarta-feira, dia 26, a Globo exibe, para todo o Brasil, a apuração dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro, depois do Vale a Pena Ver de Novo. Neste dia, Sessão da Tarde não será exibida.

CONTINUE LENDO →
Piero Vergílio é jornalista profissional desde 2006. Já trabalhou em revistas de entretenimento no interior de SP e teve passagens pelo próprio RD1. Em tempos de redes sociais, criou um perfil (@jornalistavetv) para comentar TV pelo Twitter e interagir com outros fãs do veículo. Agora, volta ao RD1 com a missão de publicar novidades sobre a programação sem o limite de 280 caracteres.
ALERTAS GRATUITOS