Adele é acusada de plagiar música de sucesso na voz de Martinho da Vila

Adele e Martinho da Vila
Adele é acusada de plagiar música de sucesso na voz de Martinho da Vila (Imagens: Reprodução – Instagram / Montagem – RD1) 

Certamente, o último nome que você pensaria para associar com Adele é o de Martinho da Vila, mas o nome desses artistas com carreiras tão distintas foram associados num impasse envolvendo plágio. Esse caso para lá de curioso inclusive foi parar na Justiça.

De acordo com a Veja, a diva britânica foi acusada de plagiar um trecho da música Mulheres, que é composta pelo brasileiro Toninho Geraes e interpretada pelo cantor de 83 anos, na música Million Years Ago, do álbum 25!

Toninho deu uma entrevista para o site e se mostrou bastante surpreso com essa observação: “Fiquei estarrecido quando me dei conta. A melodia e a harmonia são iguais. É uma cópia escancarada”.

A Veja teve acesso a duas notificações extrajudiciais que foram enviadas em maio à Adele, a Greg Kurstin (produtor e coautor da música), ao grupo Sony Music e também à gravadora XL Recordings / Beggars Group.

Nesses documentos, os advogados do compositor brasileiro afirmam que o artista e seu parceiro “se apropriaram das primeiras notas de introdução”, no refrão e no final de Million Years Ago. Foram destacados trechos semelhantes e “imitativos” em 88 compassos da linha melódica, em cerca de 3 minutos e 2 segundos, formando 87% da canção.

Nos envolvidos citados acima, apenas a Sony Brasil emitiu uma nota oficial, dizendo que esse assunto ficou a cargo de resolução da gravadora inglesa e da própria Adele. O advogado Fredímio Biasotto Trotta: “Nossa intenção era tentar um acordo, mas, diante do silêncio, recorreremos à Justiça

Curiosamente, os brasileiros foram em massa comentar nas redes sociais da cantora, defendendo Martinho da Vila. Um deles escreveu o seguinte: “Que vergonha, hein Adele?! Sua cara não queima não? Plagiando o Martinho da vila? Que absurdo! Vai tomar um processo pra ficar esperta! Achou que a gente não iria perceber né”.

Confira:

Matheus Henrique Menezes
Oficialmente redator desde 2017. Experiências como editor e social media. Já escrevi sobre famosos, TV, novelas, música, reality show, política e pauta LGBTI+. Vídeos complementares no YouTube, no canal Benzatheus.
Veja mais ›