Adeus ao papa Francisco: Globo faz mudança na grade às pressas

A manhã desta segunda-feira (21) começou com uma surpresa para os telespectadores da Globo. A emissora interrompeu sua programação local e colocou o Bom Dia Brasil no ar desde a madrugada para cobrir, em tempo real, a morte do papa Francisco (1936-2025).

Globo
Globo mudou programação nesta segunda (Imagem: Reprodução / Globo)

O pontífice faleceu durante a madrugada em Roma, aos 88 anos, após semanas internado com um grave quadro de bronquite.

“Hoje nós não vamos exibir os jornais locais”, anunciou a jornalista Ana Paula Araújo, logo no início da edição extraordinária.

A cobertura mobilizou profissionais em diversas partes do mundo, com destaque para os correspondentes Ilze Scamparini, em Roma, e Ariel Palácios, em Buenos Aires, que detalharam a comoção tanto na Itália quanto na Argentina — país natal de Jorge Mario Bergoglio.

Globo mobiliza força-tarefa jornalística

Desde as primeiras horas, a Globo reconfigurou sua grade para priorizar a cobertura da morte do primeiro papa latino-americano da história.

Em Roma, Ilze Scamparini relembrou seu primeiro contato com Francisco, durante o voo para o Rio de Janeiro na Jornada Mundial da Juventude de 2013.

“Ele cumprimentou os jornalistas pessoalmente e conversou alguns minutos com cada um. Quando eu me apresentei, ele ouviu o meu sobrenome e já falou da sua origem italiana, piemontesa, e já se colocou como imigrante. Ele se reconhecia nisso”, contou a repórter emocionada.

A emissora também exibiu imagens ao vivo do Vaticano e repercussões em várias capitais, além de uma retrospectiva com os momentos marcantes do pontificado.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]