Agência de Preta Gil toma atitude com perfis de fofoca após Leo Dias expor máfia

Leo Dias fala sobre empresa de Preta Gil (Imagem: Reprodução – Instagram / Montagem – RD1)

O colunista Leo Dias fez uma verdadeira exposição sobre o que os grandes perfis de fofocas fazem para ganhar dinheiro e a polêmica acabou respingando na agência de influenciadores da cantora Preta Gil.

A Mynd faz a ponte entre os perfis, que são comandados por Murilo Henare, e as marcas anunciantes, porém, após descobrir as negociações ocultas com famosos, acabou tomando uma decisão drástica.

Segundo a coluna, eles bateram o martelo e decidiram que os perfis que quiserem continuar trabalhando com eles, seguindo as normas exigidas pelo Conar para conteúdos patrocinados, precisarão andar na linha.

A agência de Preta Gil anunciou que fará uma “peneira” e permanecerá apenas com os perfis de cunho jornalístico, que não apostam em mídia paga por famosos para beneficiar ou prejudicar um artista ou outro.

Dessa forma, as páginas que disseminam fake news com frases isoladas dos artistas, cujo intuito é gerar ódio na internet contra eles, serão banidos da “Banca Digital” que faz parte da empresa.

Assim, todos os conteúdos pagos, sejam de cunho publicitário ou jornalístico, precisarão contar com a sinalização da hashtag #publi. Nas redes sociais, a decisão repercutiu de forma negativa.

Para muitos internautas, a intenção da agência de Preta Gil foi apenas se esquivar da polêmica.

“A Mynd agência 90% dos perfis citados na matéria. Será mesmo que ela não sabia dessa milícia que rolava ja que ela agencia a maioria dos perfis?”, questionou um internauta.

“Vai filtrar como se estão envolvidos nisso tudo? Sabiam desde sempre que isso acontecia, só tá com essa agora porque foi tudo divulgado”, acusou outro.

Vale lembrar que, segundo a reportagem, existe uma verdadeira máfia comandada por agências de mídia e se auto intitula “banca digital”.

Em sua coluna, foi informado que esses perfis possuem força suficiente para levantar ou derrubar qualquer famoso, chegando a cobrar até R$ 200 mil para a prestação desse tipo de “serviço”.

As publicações são feitas em formato de notícia, mas são pagas e bancadas pelos próprios artistas. Exemplo disso foi quando uma atriz da Globo quis divulgar a sua transformação de cabelo.

A tal banca cobrou cerca de R$ 20 mil e o valor cobrado para os famosos chegam até R$ 50 mil. Para publicidade com marcas, porém, os valores podem chegar a R$ 200 mil.

Famosos que sempre aparecem nessas páginas são os que mais pagam. As gravadoras que querem bombar o lançamento dos seus artistas também fazem esse tipo de acordo com os perfis.

O objetivo é fazer as notícias parecerem mais relevantes do que realmente são e irem parar nos grandes sites de forma orgânica. Há famosos que fecham parcerias para, assim, conquistar mais público.

Consequentemente, eles ganham novos seguidores e audiência para os seus perfis comerciais cobrarem mais caro. Leo Dias ainda fez questão de expor quais perfis fazem parte do tal cartel:

“Estão: Tricotei, Central da Fama, Gossip do Dia, MigaSuaLoca, Subcelebrities, XuxaNaNave, Cutucadas, Babados, Rainha Matos, GarotxDoBlog, Alfinetei, Nazaré Amarga, Choquei e Fofoquei”.

Murilo Henare é o responsável pela Banca Digital e, ao ser bombardeado com as críticas dos internautas que descobriram tudo, resolveu desativar o seu perfil no Instagram.

Um dos internautas que o criticaram, por exemplo, disparou:

“Isso é gravíssimo. Tem que ser investigado e punido. Essas páginas, por dinheiro, incitam o ódio e todo esse linchamento virtual, que vem de pessoas mais despreparadas ainda que acham que pode comentar, julgar e condenar em tudo, sem nem saber se é fato ou fake. Esse BBB esteve aí pra mostrar isso. Vimos pessoas sendo condenadas… Publicações tendenciosas que levam o rebanho a sair comentando sem responsabilidade”.

No título da reportagem, Leo Dias referiu-se ao tal mercado como “milícia digital”.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.