O suposto responsável por agredir Delis Ortiz, repórter da Globo, foi identificado pelo GSI. Foi descoberto que a pessoa em questão pertence a uma organização militar do Exército Brasileiro.
VEJA ESSA
De acordo com informações do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o segurança estava trabalhando em serviço coordenado pelo próprio GSI.
A publicação ainda reforçou que existe um decreto que determina as regras para o trabalho em conjunto na segurança do presidente da República em eventos na capital nacional.
O GSI fez questão de se pronunciar a respeito da agressão sofrida pela jornalista da Globo, nesta semana, durante a coletiva com Maduro.
“O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República informa que foi instaurada sindicância, por meio da Portaria nº 12-Sind/DGES/SE/GSIPR, de 31 de maio de 2023, a fim de apurar os fatos. O GSI/PR lamenta o episódio e se solidariza com a jornalista Delis Ortiz“, comentou.
O GSI também disse que vai depoimentos dos envolvidos e convidará a jornalista da Globo para expor sua versão. O órgão do governo Lula garantiu que serão analisadas as imagens disponíveis para averiguar se há indícios de transgressão disciplinar.
Possível responsável por agressão é alvo de atitude
O colunista também explicou aos seus internautas que o Exército afastou os militares cedidos à segurança presidencial e presentes no episódio até o término do processo.
O evento contou com o efetivo de 193 militares, incluindo a área externa. A instituição garantiu que seguirá à disposição para contribuir com a investigação sobre o assunto.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]