Não é muito incomum o fato de Aguinaldo Silva se envolver em polêmicas e a mais nova foi praticamente internacional. Em seu perfil do Twitter, o dramaturgo duvidou dos incêndios comuns na Amazônia, no Brasil, e dos que estão acontecendo mais atualmente na Europa.
VEJA ESSA
No sábado (13), o veterano se mostrou cético ao que o noticiário tem mostrado e também tratou os episódios no nosso país como algo que possivelmente nem aconteceu:
“Não dá para entender: a Europa inteira está literalmente pegando fogo. Incêndios aqui, neste momento, acontecem por todo lado sem que se dê qualquer explicação lógica para eles. Mas, quanto a supostos incêndios na Amazônia os europeus não têm dúvidas: são todos mal intencionados”.
Aguinaldo usou o Rio de Janeiro como exemplo de sua teoria da conspiração e comparou com o continente europeu:
“Só pra gente pensar: o Rio de Janeiro é seco, tem uma floresta no meio da cidade, a da Tijuca, a temperatura passa facilmente dos 40 graus no verão, o entorno da floresta é densamente povoado, mas você nunca ouviu falar que ela está pegando fogo. Por que será?”.
Não dá para entender: a Europa inteira está literalmente pegando fogo. Incêndios aqui, neste momento, acontecem por todo lado sem que se dê qualquer explicação lógica para eles. Mas, quanto a supostos incêndios na Amazônia os europeus não têm dúvidas: são todos mal intencionados.
— aguinaldo silva (@aguinaldaosilva) August 13, 2022
Só pra gente pensar: o Rio de Janeiro é seco, tem uma floresta no meio da cidade, a da Tijuca, a temperatura passa facilmente dos 40 graus no verão, o entorno da floresta é densamente povoado, mas você nunca ouviu falar que ela está pegando fogo. Por que será?
— aguinaldo silva (@aguinaldaosilva) August 13, 2022
Internautas se revoltam e Aguinaldo Silva tenta se defender
Revoltado co o que leu, um internauta criticou a falta de conhecimento do ex-global: “O que o senhor entende de ambiente? Vive num apartamento na zona sul escrevendo novelas mexicanas medíocres”.
Teve quem contextualizasse as duas situações citadas nessa reflexão controversa:
“Como ‘sem qualquer explicação lógica’? A maior seca dos últimos 35 anos, temperaturas superiores a 40 graus, as maiores da história [na Europa]. Na Amazônia o fogo é tocado por grileiros e mineradores clandestinos. Para de escrever merdas e vai dançar o Vira na Serra da Estrela”.
Sabendo disso, o escritor recuou em seu posicionamento incrédulo e tentou finalizar o assunto:
“Obrigado pelas informações e desculpem minha ignorância. Aprendi nos comentários que florestas como a da Tijuca, no Rio de Janeiro, estão em regiões de clima úmido e por isso ficam menos sujeitas a incêndios. Graças a Deus, não é mesmo? Vivendo e aprendendo”.
O que o senhor entende de ambiente? Vive num apartamento na zona sul escrevendo novelas mexicanas medíocres.
— Celso Martins ❤️? (@martins_celso77) August 13, 2022
Como “sem qualquer explicação lógica”? A maior seca dos últimos 35 anos, temperaturas superiores a 40 graus, as maiores da história. Na Amazônia o fogo é tocado por grileiros e mineradores clandestinos. Para de escrever merdas e vai dançar o Vira na Serra da Estrela.???
— @GAYEGOS (@jose_gayegos) August 14, 2022
Obrigado pelas informações e desculpem minha ignorância. Aprendi nos comentários que florestas como a da Tijuca, no Rio de Janeiro, estão em regiões de clima úmido e por isso ficam menos sujeitas a incêndios. Graças a Deus, não é mesmo? Vivendo e aprendendo.
— aguinaldo silva (@aguinaldaosilva) August 14, 2022
Oficialmente redator desde 2017. Experiências como editor e social media. Já escrevi sobre famosos, TV, novelas, música, reality show, política e pauta LGBTQIA+. Vídeos complementares no YouTube, no canal Benzatheus.