Aguinaldo Silva perde ação e Justiça vê aluno como autor de O Sétimo Guardião

Aguinaldo Silva
Aguinaldo Silva perde ação judicial em polêmica envolvendo O Sétimo Guardião (Imagem: Reprodução / Globo)

A Justiça do Rio de Janeiro negou ganho de causa a Aguinaldo Silva na briga judicial do novelista com o escritor Silvio Cerceau e outros 25 alunos de uma masterclass comandada pelo ex-contratado da Globo. O caso ocorreu em 2015, três anos antes de O Sétimo Guardião.

O famoso perdeu uma segunda ação, desta vez sobre as postagens feitas por Cerceau sobre a novela. Aguinaldo pediu que todas elas fossem retiradas da internet, mas a Justiça negou.

O imbróglio foi julgado na 6ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro na última segunda-feira (11). A decisão, que ainda cabe recurso, foi motivo de comemoração por Silvio Cerceau.

O julgamento foi feito pelo juiz Victor Agostin Cunha Torres, que entendeu pelo reconhecimento dos alunos da masterclass na sinopse de O Sétimo Guardião, além do primeiro capítulo inteiro, como coautores da obra.

O magistrado negou o pagamento de R$ 5 milhões pelos direitos intelectuais e morais sobre o trabalho. A Justiça percebei que o fato da Globo e Aguinaldo terem creditado Silvio Cerceau e os alunos na novela, em uma ação de boa-fé, foi o suficiente.

“Assim, apesar da ambiguidade da redação contratual, fica claro, pela racionalidade subjacente ao negócio jurídico, que foram cedidos os direitos sobre a sinopse”, afirmou.

“Mesmo assim, e ainda que se fosse desconsiderar o uso consentido em atribuição funcional, não haveria qualquer ilicitude a se apontar. A uma, porque os direitos morais foram respeitados”, completou.

Aguinaldo Silva e Silvio Cerceau exageraram no confronto

Na segunda ação, o ex-funcionário da Globo afirmou que o ex-aluno estava “com gatos fedorentos e quá quá” enquanto ele tomava uma bebida cara. Cerceau respondeu “que era melhor ser quá quá que ser velho gagá”.

Para o juiz, os dois passaram do ponto e negou o pedido de indenização por danos morais de Cerceau a Silva. Por causa disso, o escritor recebeu o aval para recolocar suas publicações na internet.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.