Alan Severiano, atualmente no comando do SP1, da Globo, teve um vídeo antigo vazado. O jornalista apareceu jovem com o microfone de outra emissora dando informações sobre o transporte clube de Rio Grande do Norte.
VEJA ESSA
O que chamou a atenção do público nas redes sociais? O sotaque de Alan Severiano, que foi perdido em meio ao padrão imposto pelo telejornalismo do eixo Rio de Janeiro e São Paulo.
Os internautas reclamaram da perda do sotaque de Severiano. Um lamentou o tom padronizado adotado não apenas pelo global, mas também por outros jornalistas da Globo e de outros canais da TV aberta.
Alan Severiano perde sotaque em 20 anos de carreira
No início da sua carreira, o jornalista foi repórter da TV Universitária, emissora de Natal vinculada à Rede Educativa. Depois, migrou para São Paulo por causa da faculdade.
Antes da sua chegada à Globo, Alan fez parte do time de repórteres da TV Cultura para cobrir férias durante um mês. A partir daí, o sotaque do profissional foi desaparecendo.
Depois, Severiano aceitou uma proposta da EPTV, afiliada da Globo em Ribeirão Preto. Em 2001, a emissora da família Marinho o convidou para um trabalho fixo. Inicialmente, fez reportagens para o SPTV na madrugada.
Na casa, o apresentador passou pela GloboNews, Bom Dia Brasil, até que virou correspondente em Nova York, onde permaneceu de 2013 a 2017, focado em matérias especiais para o Fantástico.
Em 2019, Alan entrou no rodízio de apresentadores do SP1. Em outubro de 2021, a Globo deu a ele o posto de titular do telejornal local.
Confira:
Esse vídeo do Alan Severiano reflete como eram os padrões nacionais de jornalismo dos anos 90/2000 na TV Brasileira.
Forçaram um sotaque “neutro”, quando foi pra São Paulo, apagando o seu originário. Ainda bem que aos poucos isso está acabando. https://t.co/xJHJuuGOf0
— Malino Comunica (@MalinoComunica) July 14, 2023
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].