Alexandre Frota detona o próprio partido na votação da PEC dos Precatórios

Alexandre Frota
Alexandre Frota atacou o próprio partido (Imagem: Reprodução / TV Cultura)

A votação da PEC dos Precatórios causou muitas intrigas dentro dos próprios partidos. Alexandre Frota, por exemplo, foi contra uma decisão do PSDB e ainda disparou contra a legenda partidária durante a votação.

O deputado federal detonou o líder do partido, Rodrigo de Castro, e o acusou de orientar os parlamentares a votarem a favor do governo Bolsonaro. No Twitter, ele escreveu:

“Para ficar gravado na memória, momento em que acontece a orientação do PSDB, para votar a favor do Bolsonaro a favor do calote, a favor do centrão, menos a favor do Brasil. Mas isso vai mudar.”

Ele seguiu: “Eu voto pelo Brasil, meu nome não está na lista de emendas Extras. Agora é de doer PSDB, através do líder Rodrigo Castro, orienta sim. É um vergonha o que acontece Bandeira do Brasil estão institucionalizando a propina via emendas. Eu não suporto. Meu voto está aqui Brasil”.

A PEC, cabe lembrar, é a principal aposta do governo para viabilizar o programa social Auxílio Brasil — anunciado pelo governo para suceder o Bolsa Família.

A proposta adia o pagamento de precatórios (dívidas do governo já reconhecidas pela Justiça), a fim de viabilizar a concessão de pelo menos R$ 400 mensais aos beneficiários do novo programa no ano eleitoral de 2022.

As duas mudanças abrem um espaço orçamentário de cerca de R$ 90 bilhões para o governo gastar em 2022, ano eleitoral — o que é visto como especialistas como uma forma de “contornar” o teto de gastos.

Ontem, por 323 votos a 172 e uma abstenção, a Câmara dos Deputados aprovou, em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios. Todos os destaques (sugestões pontuais de mudança ou retirada de trechos do texto principal) do segundo turno foram rejeitados. A matéria segue agora para o Senado.

MAIS LIDAS

Luiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e colunista do RD1. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]
Veja mais ›