A Globo tem visto em Walcyr Carrasco uma mina de ouro. A emissora carioca está de volta aos melhores resultados nos finais de tarde graças ao ótimo desempenho de Alma Gêmea no Vale a Pena Ver De Novo.
O canal da família Marinho saiu da casa dos 13,0 pontos com Paraíso Tropical para médias entre 18 e 19 pontos com a atual reprise, sucesso absoluto no horário e ainda com um longo caminho pela frente.
Nos bastidores da Globo, todos os elogios são para Walcyr Carrasco, que neste momento está focado na continuação de Êta Mundo Bom!, na faixa das 18h.
No catálogo de produções da emissora líder de audiência, ao menos 8 produções podem ser reprisadas, e todas com o selo de qualidade do autor de 72 anos.
O Cravo e a Rosa
A novela é uma comédia romântica inspirada no clássico A Megera Domada, de William Shakespeare. O folhetim é ambientado na São Paulo dos anos 1920 e narra o tumultuado romance entre o caipira Petruchio (Eduardo Moscovis) e a geniosa Catarina (Adriana Esteves).
Julião Petruchio é dono da fazenda Santa Clara, onde fabrica queijos para vender na cidade. Ele herdou a propriedade do pai, em condições precárias, e luta para mantê-la funcionando, apesar de seu trabalho duro mal dar para saldar suas dívidas.
Nos primeiros capítulos da novela, ele pede um empréstimo ao tio, Cornélio Valente (Ney Latorraca). Catarina, por outro lado, é uma jovem muito temperamental, conhecida por botar todos os pretendentes para correr, a ponto de ganhar dos rapazes o apelido de “Fera”.
A Padroeira
A novela conta a história do amor impossível de Valentim Coimbra (Luigi Baricelli) e Cecília de Sá (Deborah Secco) na vila de Santo Antônio de Guaratinguetá, na então capitania de São Paulo e Minas do Ouro, no ano de 1717.
A novela tem como pano de fundo a luta dos pescadores da região pelo reconhecimento do culto a Nossa Senhora Aparecida, cuja imagem foi encontrada por eles no rio Paraíba do Sul.
Tudo começa com a chegada ao Brasil de Dom Pedro de Almeida Portugal, o Conde de Assumar (Antônio Marques), enviado para assumir a governadoria da capitania.
No cortejo do Conde de Assumar viaja a jovem Cecília, filha do fidalgo D. Lourenço de Sá (Paulo Goulart), que retorna de um convento em Portugal para se casar com D. Fernão de Avelar (Maurício Mattar), a quem foi prometida por seu pai.
O grupo é atacado por um bando de salteadores liderados por Molina (Luís Melo), que se encanta com a beleza de Cecília e a rapta. A moça é salva por Valentim, filho de um suposto traidor da Coroa de Portugal e que, por isso, é rejeitado pela sociedade local. Os dois se apaixonam.
Chocolate com Pimenta
A obra é uma comédia romântica ambientada na década de 1920 na fictícia Ventura, uma pequena cidade cuja economia gira em torno da fábrica de chocolates e bolos artesanais Bombom, de Ludovico (Ary Fontoura).
A protagonista, Ana Francisca (Mariana Ximenes), é uma menina humilde, ingênua e romântica que, após perder o pai, vai morar em Ventura com uma parte da família que não conhece.
Mesmo sendo uma espécie de “patinho feio”, a caipira chama a atenção de Danilo (Murilo Benício), o rapaz mais bonito do colégio e a grande paixão da malvada Olga (Priscila Fantin), filha do delegado da cidade.
Apesar das artimanhas de Olga para impedir o romance dos dois, Ana e Danilo começam a namorar. Para ajudar a família nas despesas da casa, Ana vai trabalhar como faxineira na fábrica de chocolates e conhece Ludovico.
Ela descobre que está grávida de Danilo, mas uma armação de Olga e da tia dele, Bárbara (Lilia Cabral), provoca a separação do casal. Ao ver o desespero e o sofrimento da amiga, Ludovico propõe casamento a ela, para dar um nome à criança.
Sete Pecados
Beatriz (Priscila Fantin) cresceu tendo tudo o que sempre quis graças à fortuna do pai, que desapareceu em um acidente aéreo.
Em uma consulta com a Cartomante Custódia (Claudia Jimenez), ela começa a repensar as atitudes que sempre teve e recebe uma notícia: um grande amor trará a redenção dos pecados que comete.
Ela, que está noiva de Pedro (Sidney Sampaio), logo conhece Dante (Reynaldo Gianecchini), por quem se apaixona. O que deveria fazer com que a moça se redimisse toma outras proporções já que Dante, um taxista honesto, é casado com a confeiteira Clarisse (Giovanna Antonelli).
Entre as tramas paralelas de Sete Pecados está a da jovem Miriam (Gabriela Duarte), que decide transformar uma caótica escola pública ao assumir o posto de diretora da instituição. Para motivar os alunos e mudar a dinâmica da escola, ela conta com a ajuda da inspetora Raquel (Maria Carol).
Caras & Bocas
A novela é mais uma comédia romântica de Walcyr Carrasco. A trama é ambientada na cidade de São Paulo e apresenta a história de amor entre Dafne (Flávia Alessandra) e Gabriel (Malvino Salvador).
Os dois amantes da arte, ambos de gênio forte, apaixonam-se na juventude, mas são separados pelo avô da moça, o milionário Jacques (Ary Fontoura). Quando descobre que Dafne está grávida de Gabriel, Jacques se arrepende e tenta reaproximar o casal.
Mas sua enteada, a ambiciosa Judith (Nathalia Schneider/Deborah Evelyn), temendo perder seu lugar na administração da empresa, faz de tudo para afastar Gabriel da família.
As pinceladas de comédia da trama também ficam a cargo da dupla Denis (Marcos Pasquim) e o chimpanzé Xico.
Denis é um artista plástico com dificuldades para se inserir no mercado de artes, mas acaba fazendo sucesso com as telas pintadas, na verdade, pelo amigo símio.
Amor à Vida
Trata-se de uma trama contemporânea e urbana, ambientada em São Paulo, cujo tema central gira em torno dos segredos que movem as relações familiares.
Em primeiro plano está a rica e bem-sucedida família Khoury, formada pelo médico César (Antonio Fagundes), sua mulher Pilar (Susana Vieira) e os filhos Félix (Mateus Solano) e Paloma (Paolla Oliveira). Sob as aparências escondem-se mágoas, ciúmes, ambições e falta de afeto.
Ela, dermatologista que largou a profissão para cuidar da família, é apaixonada pelo médico, e não consegue imaginar sua vida sem ele. Por amor, sempre relevou os casos extraconjugais do marido. Um desses casos vira determinante para uma série de reviravoltas na trama.
Paloma, a filha preferida de César, é uma jovem intensa, que não consegue entender por que sua relação com a mãe é tão carregada de tensões e conflitos.
Félix, por sua vez, é o preferido de Pilar. Desprovido de caráter e ambicioso, sonha um dia assumir a direção do hospital e vê a irmã como um obstáculo.
No fundo, esconde uma grande mágoa por não ser amado pelo pai com a mesma intensidade com que César ama Paloma, por isso tem raiva dela. Paloma, no entanto, ama o irmão.
Êta Mundo Bom!
A novela é o último sucesso de Walcyr Carrasco na faixa das 18 horas. “Tudo o que acontece de ruim na vida da gente é pra ‘meiorá'”. Essa mensagem de esperança guia Candinho (Sergio Guizé) por toda a trama, inspirada no filme Candinho, estrelado pelo ator Mazzaropi, em 1954.
Criado na Fazenda Dom Pedro II, no interior de São Paulo, o menino desconhece a identidade dos pais e lida com a indiferença de Cunegundes (Elizabeth Savalla), a matriarca da família.
Casada com Quinzinho (Ary Fontoura), Cunegundes é mãe de Filomena (Débora Nascimento) e dos gêmeos Mafalda (Camila Queiroz) e Quincas (Miguel Rômulo).
Encontrado dentro de um cesto por Manuela (Dhu Moraes), a empregada da fazenda, Candinho cresceu sob a proteção de Eponina (Rosi Campos), irmã de Quinzinho. Na novela, o universo caipira e a fase das telenovelas são resgatados, com doçura e humor.
Sandra (Flávia Alessandra), sobrinha de Anastácia (Eliane Giardini) e irmã de Celso (Rainer Cadete), quer ficar com a herança de sua tia, que é dona da fábrica Aroma. Ao conhecer Ernesto (Eriberto Leão), torna-se cúmplice dele em várias armações.
O Outro Lado do Paraíso
Clara (Bianca Bin) vive com o avô Josafá (Lima Duarte) no Jalapão. Ao conhecer Gael (Sergio Guizé), sente uma atração imediata pelo rapaz e é correspondida. Mas a vilã Sophia (Marieta Severo) torna-se um empecilho. Ela só aceita o casamento do filho ao descobrir que as terras do avô de Clara têm esmeraldas.
Para abrir e controlar o garimpo, Sophia interna a nora em um manicômio. 10 anos depois, Clara foge do hospício e ressurge milionária. O desejo é se vingar de sua principal inimiga: a sogra.
Com o apoio do advogado Patrick (Thiago Fragoso), ela também pretende recuperar a guarda do filho que teve com Gael, que passou a ser criado pela irmã dele, Lívia (Grazi Massafera).
Na noite de núpcias, Clara é agredida pelo marido, mas aceita o pedido de perdão. No entanto, as agressões aumentam e ela é levada com frequência para o hospital.
Lá, ela recebe o apoio do médico Renato (Rafael Cardoso), que ainda nutre um amor pela vítima de violência doméstica. Cansada das surras, Clara decide denunciar Gael, mas descobre que está grávida e recua.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].