Alvo de ataque, historiador decide processar Mario Frias por racismo

Mario Frias
Mario Frias está sendo processado por ativista após fala polêmica (Imagem: Reprodução/ Agência Brasil)

O historiador Jones Manoel decidiu tomar uma atitude contra Mario Frias. O secretário Especial da Cultura fez um comentário racista em uma dessas mensagens, sugerindo que o militante tomasse banho. Ao Splash, o professor disse que o comentário não causou surpresa.

“É sempre bom lembrar que, até outro dia, o governo Bolsonaro tinha na pasta da Cultura uma pessoa que emulou uma propaganda nazista [Roberto Alvim]. Foi dia desses. O secretário fez uma propaganda no ‘estilo Goebbels [Ministro da Propaganda de Adolf Hitler]'”, disparou Jones.

Ele ainda ressaltou: “O que chama a atenção é que no Brasil existe um discurso —que considero equivocado— de polarização. O que existe é um esgoto fascista, e por consequência racista, que veio a público e quer lutar pelo ‘direito’ de ser racista na esfera pública. O Mario Frias faz parte disso. Ele integra um governo racista. Não podemos perder a capacidade de indignação, mas não fiquei surpreso”.

O militante também garantiu que acionará o secretário judicialmente. “Tenho uma reunião ainda hoje com advogados do partido que integro, o PCB [Partido Comunista Brasileiro] para traçar uma estratégia judicial. Prestaremos queixa e entraremos com um processo contra o secretário”, comentou.

Depois que Mario Frias soltou o comentário polêmico, Jones Manoel recebeu muito carinho de famosos, partidos políticos e deputados.

“Fico muito grato. É importante mostrar que o racismo não pode ser aceito. E isso não só por mim, mas toda e qualquer expressão de racismo, misoginia e qualquer tipo de repressão de minorias devem ser rechaçadas“, declarou ele.

Ontem, ele acordou recebendo diversos ataques e xingamentos racistas no seu Instagram. No Twitter, ele descobriu que usuários bolsonaristas compartilhavam um comentário dele dizendo que havia comprado fogos de artifício após a internação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na última quarta (14).

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›