Ana Maria Braga chora ao falar com sobrevivente de tragédia em Brumadinho

Ana Maria Braga
Ana Maria Braga conversou com sobrevivente da tragédia de Brumadinho (Imagem: Reprodução / Globo)

Ana Maria Braga não conteve a emoção e como milhões de telespectadores foi às lágrimas ao conversar com uma das sobreviventes da tragédia em Brumadinho (MG).

Paloma, que foi vista pelo mundo ao ser retirada da lama logo após o rompimento da barragem, falou ao vivo com o “Mais Você”. Ana Maria foi quem conversou com a mulher, que deu detalhes da última sexta-feira (25), pela primeira vez.

“Nossa equipe está lá em Brumadinho e conseguiu contato com a Paloma. A moça que o Claudinei socorreu. Ela está se recuperando na casa de uma tia… E ela topou falar ao vivo por telefone. Bom dia, Paloma”, começou Ana. Claudinei foi o funcionário da Vale que viu Paloma e conseguiu resgatá-la no mar de lama. A apresentadora a questionou sobre seu atual estado. “Eu ainda estou tentando engolir, né”, declarou, com a voz baixa.

“Você consegue lembrar o que aconteceu quando estourou a barragem e você chegou ali, Você lembra desse trajeto?”, perguntou Ana. “Consigo lembrar, mas é muito ruim ficar lembrando disso, sabe? É muito triste. Eu estava em casa com o meu esposo, minha irmã, meu filhinho. Na hora que eu escutei o barulho não deu tempo de fazer mais nada. Na hora que eu me dei por si eu já estava perto daquele lugar”, lamentou ela. O filho de Paloma, Heitor, tinha 1 ano e 6 meses, e a irmã, Pâmela, 13 anos.

A apresentadora questionou se Paloma trabalhava na pousada. “Eu não trabalhava na pousada, quem trabalhava era meu esposo. A gente morava lá”, respondeu. “Tinha quatro anos”, completou, ao ser questionada há quanto tempo morava no local.

Paloma afirmou que tinha ideia do que tinha acontecido. “Só o que eu queria era sair daquele lugar, porque eu vivi os piores momentos da minha vida”, disse ela, que deu detalhes do seu estado de saúde: “Eu estou toda cheia de escoriações, meu nariz está quebrado. Estou com o osso externo perto do pulmão e do coração quebrado. Estou muito mal, muitas dores no corpo”.

Ana Maria voltou a questioná-la: “Você consegue olhar para frente nesse momento, consegue enxergar, nas suas noites, o que você tem pensado a respeito disso tudo?”. “Eu não sei ainda o que eu vou fazer daqui para frente. Eu estou arregaçada. Meu filho ainda está desaparecido, minha irmã também. Eu perdi meu esposo. É muita coisa para a gente digerir”, declarou Paloma, de 22 anos.

Após as declarações da sobrevivente, Ana Maria Braga desabafou: “Você sabe que eu fico aqui sem palavras, imaginando… Você sabe que você representa uma população inteira. Cada um com a sua dor, com o seu drama. O Brasil inteiro e o mundo está muito mexido com tudo isso. Tem algumas pessoas que dizem: ‘Perdi tudo’. Mas, nenhum de vocês perdeu todos os direitos que vocês tem. Eu sei que não é muita coisa, mas é o que se tem agora…”, falava Ana, quando foi interrompida por um comentário de Paloma.

“Eu acho que no momento a única coisa que eu queria era ter a minha família do meu lado. Direito nenhum vai trazer eles de volta. A mineradora não entrou em contato com a gente até hoje, para perguntar o que a gente está precisando, nada. É muito difícil”, confessou, levando a loira ao choro.

Emocionada, Ana Maria desejou recuperação para Paloma. “Espero que você se recupere fisicamente. Se recupere emocionalmente. Olhando os fatos que vão se apresentar na sua frente, com muita força, muita coragem e que você fique bem. Agradeço muito por você estar falando com a gente”, destacou.

Paloma finalizou com um apelo: “Eu queria que vocês mostrassem que eu estou muito feliz do Claudinei ter me ajudado. Ele salvou a minha vida. Eu também queria que se alguém soubesse do meu filho e da minha irmã, que entrasse em contato com a gente, porque a Vale não está deixando os hospitais identificar as pessoas”.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Paulo CarvalhoPaulo Carvalho
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].