Durante o seu retorno ao programa Mais Você após férias de três semanas, a apresentadora Ana Maria Braga cometeu a uma gafe ao usar o termo “homossexualismo”.
Ela mencionou a sua viagem para Itália e que conheceu a Pompeia, cidade que foi engolida pelas cinzas de um vulcão.
“As mulheres mandavam muito lá. Inclusive, o lesbianismo era uma coisa muito normal. Assim como o homossexualismo. Não era visto como nada de errado. Naquela época, gente, 70 anos depois de Cristo”.
Ana Maria rapidamente reconheceu a inadequação do termo e não hesitou em pedir desculpas, especialmente à comunidade LGBT.
“Quando alguém fala algo errado, eu tenho a maior tranquilidade em corrigir, principalmente num programa ao vivo como esse. Não tenho vergonha nenhuma de admitir e consertar. Então quero corrigir uma expressão que usei: falei homossexualismo, mas o correto é homossexualidade”, disse.
Entenda o porque o termo homossexualismo não é mais utilizado
O termo “homossexualismo” carrega uma conotação patológica devido ao sufixo “ismo”, e é considerado inadequado há décadas.
Em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) removeu a homossexualidade da lista de doenças. A terminologia correta é “homossexualidade”.
Para mais atualizações e notícias, acesse o site do RD1.
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).