Ana Maria Braga desabafa sobre caso João Alberto e cobra responsabilidade do Carrefour

Ana Maria Braga
Ana Maria Braga cobra responsabilidade do Carrefour após assassinato de homem negro por seguranças brancos de unidade do supermercado em Porto Alegre (Imagem: Reprodução / Cultura)

O brutal assassinato de João Alberto Silveira Freitas, homem negro espancado até a morte por dois brancos, seguranças do supermercado Carrefour em Porto Alegre, segue reverberando entre famosos. Na tarde deste sábado (21), Ana Maria Braga usou seu Twitter para manifestar-se sobre o caso; a apresentadora do Mais Você também cobrou a responsabilidade da rede de varejo sobre este e outros episódios.

João Alberto teve a vida abreviada pelo racismo. Há mais de 10 anos não sou garota propaganda, mas entendo a minha responsabilidade como comunicadora de me posicionar para que o Carrefour assuma a responsabilidade por (mais esse) crime. Justiça para João Alberto”, escreveu Ana Maria. A mensagem somava, até a última consulta do RD1, 6 mil curtidas.

Sobre “(mais esse) crime”, é possível concluir que Braga fez referência a acontecimentos como o do envenenamento da cadela Manchinha, também agredida com uma barra de alumínio, na filial do Carrefour em Osasco, São Paulo, há dois anos. Ou de Moisés Santos, representante de vendas que morreu dentro de uma unidade em Recife, Pernambuco, após um mal súbito e teve o corpo coberto por guarda-sóis para que a loja continuasse operando, em agosto último.

O tweet de Ana Maria Braga veio após a polêmica edição de sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra, do Mais Você. “A gente não precisa de um dia da consciência negra, branca, parda, amarela, albina. A gente precisa de 365 dias de consciência humana, declarou ela, atribuindo a citação de Thiago Saraiva e complementando com “assino embaixo com todo o coração”.

A frase disparada por Ana Maria menospreza a importância da data, dedicada à inserção do negro na sociedade brasileira. O incômodo do público com o que fora dito pela apresentadora foi ainda maior por conta do assassinato de João Alberto, na véspera do Dia da Consciência Negra. A reflexão, que encerrou o Mais Você, sequer foi postada nas redes sociais, como comumente acontece.

Confira:

CONTINUE LENDO →
Duh Secco

Duh Secco é  “telemaníaco” desde criancinha. Em 2014, criou o blog “Vivo no Viva”, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com